No Dia do Professor, TCMRio assina convênio expandindo para São Paulo programa de gestão escolar

Por

Assinatura do convênio ocorreu durante a Sessão Plenária desta quarta-feira

Na Sessão Plenária desta quarta-feira (15), o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) assinou um convênio com a Fundação Educandário Coronel Quito Junqueira para a implantação do Programa Ciência e Gestão pela Educação (PCGE) em 32 municípios do Estado de São Paulo.

Com o objetivo de aprimorar a gestão escolar em centenas de escolas públicas de São Paulo, o programa deverá alcançar cerca de 100 mil alunos até 2026. A assinatura do convênio ocorreu na presença de conselheiros e servidores do TCMRio, sendo formalizada pelo presidente da Fundação, Marcos Rocha Awad, pelo diretor executivo, Fabiano Gonçalves, pelo presidente do TCMRio, Luiz Antonio Guaraná, e pelo conselheiro relator da Educação e responsável pelo PCGE, Felipe Puccioni.

O conselheiro do Tribunal de Contas de Alagoas, Otávio Lessa, que esteve em visita ao Tribunal carioca, também assinou o convênio como testemunha e destacou o interesse em implementar o programa no estado de Alagoas.

Durante o evento, o presidente Luiz Antonio Guaraná agradeceu aos representantes da Fundação pela parceria e ressaltou o simbolismo de, justamente no Dia do Professor, firmar um acordo que visa ampliar o PCGE e beneficiar milhares de estudantes. Guaraná também agradeceu a presença do Conselheiro Otávio Lessa nesse momento importante.

Criado como braço de tratamento de um experimento aleatório inédito, o PCGE nasceu a partir da tese de Doutorado do Conselheiro Felipe Puccioni na Universidade de Cambridge.

O Programa Ciência e Gestão pela Educação (PCGE) tem se destacado pela sua importância e iniciativa inovadora voltada ao aprimoramento das políticas públicas educacionais por meio de evidências concretas. A proposta aplica um conjunto de 23 práticas de gestão escolar discutidas na literatura acadêmica internacional e adaptadas à realidade brasileira, com impacto comprovado no desempenho dos estudantes.