Coluna Magnavita | Trinta novos juízes tomam posse no TJRJ em um dos concursos mais disputados de sua história
Dos 3.278 inscritos, menos de 1% do total de candidatos foi aprovado
Dos 3.278 inscritos, menos de 1% do total de candidatos foi aprovado
Uma cerimônia marcada por emoção e descontração. Foi assim que os mais novos juízes substitutos do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) tomaram posse, nesta quarta-feira, 1º de outubro. São 30 novas trajetórias a partir de agora, após a aprovação dos que passaram no 50º concurso para a magistratura.
Ao dar posse aos novos magistrados, o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro, parabenizou os magistrados, autoridades presentes, os empossandos, seus familiares e amigos, lembrando que será iniciada uma nova história de vida. O desembargador lembrou também fatos que marcaram o mundo, a democracia e a importância da Justiça.
O 50º Concurso para magistratura do TJRJ também foi marcado pelo ineditismo. Pela primeira vez, incluiu o Exame Nacional da Magistratura (Enam), que estabelece um padrão nacional de qualidade e é a porta de entrada para quem quer concorrer a uma vaga, seja nos tribunais estaduais, federais, militares e do trabalho. Ele avalia resolução de problemas, raciocínio e aptidão para a carreira, entre outros aspectos.
Ao falar em nome dos novos juízes substitutos, o primeiro colocado no concurso, João Zacharias de Sá, que tem 15 anos de experiência na advocacia e até o ano passado atuou no Ministério Público, ressaltou justamente as características do certame deste ano, que entrou para a história do TJRJ e pela primeira vez incluiu o Enam. "Hoje celebramos um marco histórico. A posse de juízes e juízas. São 30 trajetórias singulares unidas pelo mesmo propósito de vencer num dos concursos públicos mais difíceis e disputados nesse país. Iniciado com 3.278 inscritos, o certame foi concluído com 30 aprovados, menos de 1% do total de candidatos. O criterioso processo seletivo retrata o rigor da banca examinadora e resulta em uma turma extremamente qualificada", disse o primeiro colocado.
Conheça os novos juízes: André Gustavo de Araújo Beltrão; Bárbara Silva de Oliveira Aneth; Beatriz Martins Kieling Cardona Pereira; Diogo Imenes Luiz; Erica do Amaral Matos; Gabriel Ferreira de Barros Santos; Gabriel Ferreira Ribeiro Gomes; João Zacharias de Sá; Julia Lattouf de Almeida; Laura de Pádua Gripp; Leonardo Cardoso do Nascimento; Leticia Moraes Assis; Luiz Henrique da Silva Carvalho; Marcelo Brito da Costa Honorato Santos; Marco Antonio Bution Perin; Maria Livia Custódio Rangel; Maria Luiza Sinotti Campolina; Matheus Marum Barbosa Baptista; Mirian Aninger Murad; Nilo Pinheiro de Oliveira; Otavio Hueb Festa; Pedro Henrique de Abreu; Priscila Pavani; Priscilla Agatha de França Viana; Rodrigo Mello Rangel; Victor Folieni Pereira; Victoria Telles Padrão; Vinicius Costa Conti; Vinicius dos Angeles Nascimento; e Vitor Calil Lustoza Leão.