A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta semana a concessão Medalha Tiradentes para a secretária estadual da Mulher, Heloisa Aguiar. A iniciativa partiu do deputado Vinicius Cozzolino (União Brasil), que ressaltou a contribuição da gestora para a consolidação de políticas públicas voltadas às mulheres fluminenses.
À frente da primeira secretaria dedicada exclusivamente às pautas femininas no estado, criada em 2023, Heloisa acumula experiência no terceiro setor e na administração pública. Foi presidente do RioSolidario, onde liderou projetos de acolhimento social, entre eles o Lar da Mulher, abrigo sigiloso para vítimas de violência doméstica. Com formação em Direito, especialização em Responsabilidade Social e mestranda em Comunicação Digital e Cultura de
Dados pela FGV, também soma mais de dez anos de atuação no setor acadêmico.
Em dois anos e meio, Heloisa Aguiar implementou programas como o "Protocolo Não e Não! Respeite a decisão", com treinamento por meio de plataforma digital; Observatório do Feminicídio; Nós Seguras, de prevenção à violência contra meninas e mulheres nas escolas estaduais; SerH, que atua com homens agressores em presídios; Capacit Mulher, de qualificação de gestoras municipais; Empreenda Mulher; Conselho Estadual de Empreendedorismo Feminino; Selo Empresa Amiga da Mulher e duas unidades voltadas exclusivamente à autonomia econômica da mulher.
Emocionada com a homenagem, Heloisa destacou: "Recebo essa medalha como um reconhecimento coletivo: ela simboliza a luta diária de tantas mulheres que abriram caminhos e seguem resistindo. Nosso trabalho é garantir que nenhuma mulher fique sem apoio, voz e proteção no Rio de Janeiro".
Não é a primeira vez que Heloisa é homenageada pela Alerj. Em 2025, ela já havia sido agraciada com o Diploma Mulher Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro.