Por:

PINGA-FOGO

JUSTIÇA, À BRASILEIRA - Ao condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro ao dobro da pena que foi dada a Lula em segunda instância, o STF fará o Congresso Nacional ferver. Como explicar que a mesma corte que anulou a sentença de Lula à prisão por juízes de carreiras em 1ª e 2ª instância agora condena Bolsonaro por algo que o único ministro da corte que sempre foi magistrado afirma que ele não fez?

A pauta da anistia agora virou ato desagravo ao non-sense do STF, que errou a mão ao decretar uma verdadeira prisão perpétua a um réu de 70 anos. Preso agora, só deixará a cadeia com 97 anos.

BRANCO DE PAZ - As manifestações nacionais em prol da anistia irão pipocar no Brasil e, ao invés de verde amarelo, os organizadores deverão usar o branco, símbolo da paz como a cor das manifestações para evitar conflitos.

COMO EXPLICAR? - O Itamaraty entrou em estágio de alerta para tentar traduzir o que ocorreu no julgamento de um ex -presidente condenado há 27 anos de prisão por algo que não fez.

NOMEOU OU NÃO? - A pergunta que não quer calar: se Bolsonaro queria dar um golpe, por que nomeou os chefes militares indicados por Lula antes de embarcar para os Estados Unidos?

E AGORA MARINHO? - Depois dos 27 anos de prisão, como fica agora a ideia do senador Rogério Marinho em defender a agenda de Davi Alcolumbre de uma anistia light? É bom lembrar que o próximo presidente do Senado já tem nome: Flávio Bolsonaro.

DUPLA HOMENAGEM - O engenheiro Carlos Fernando de Carvalho, fundador da Carvalho Hosken, será homenageado em dose dupla, neste sábado, 13 de setembro. Agora é para o descerramento da placa da Avenida Engenheiro Carlos Carvalho, na esquina com a Rua Bruno Giorgi, às 9h, seguido da inauguração da nova sede da AMORIO2 Carlos Fernando de Carvalho, às 10h, em evento realizado pela Prefeitura do Rio, Carvalho Hosken S/A e AMORIO2.

TURNÊ - A quinta-feira foi extensa para o Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, que se dedicou a visitar os mutirões de renegociação realizados pelo Estado do Rio. Esteve em Petrópolis, Teresópolis, Angra dos Reis, Águas da Paraíba e acompanhou parte da ação e terminou o dia com uma homenagem realizada no Cristo Redentor, aos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor.

DIÁLOGOS - O Prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maicon, e o vice-prefeito Rodrigo Ascoly, estiveram na quarta-feira (10) em Brasília. Na capital federal, dialogaram com o Deputado Altineu Cortes, Carlos Portinho e Sostenes Cavalcante, líder do PL no parlamento. A conversa abordou a construção da Barreira Sabo, tecnologia japonesa e que pretende ampliar segurança contra deslizamentos em períodos de chuva.

UM BRINDE - Petrópolis reafirma a tradição na produção cervejeira, ao marcar presença na 12ª edição do Mondial de la Bière, maior festival internacional de cervejas artesanais do Brasil, que começou nesta quinta (11) e segue até domingo no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. O evento reúne mais de 1.500 rótulos e 250 cervejarias de todo o país, em quatro dias que mesclam degustações, música, gastronomia e experiências imersivas. Com expectativa de atrair mais de 50 mil pessoas e movimentar R$ 13 milhões na economia do Rio, o Mondial se tornou vitrine essencial para o setor.

UM ANO - Nesta semana completou um ano da saída das empresas de ônibus Petro Ita e Cascatinha em Petrópolis. A medida adotada em 2024 no período pré-eleição não parece ter surgido efeito e a população segue com serviço ineficiente. Além das licitações que ainda não foram feitas pela prefeitura, embora haja determinação do Tribunal de Contas do Estado, o valor da tarifa aumentou e a previsão para que as licitações sejam feitas é somente no ano que vem, em 2026.