Por:

PINGA-FOGO

PCC CONTAMINA MERCADO DE ARTES - As investigações envolvendo o PCC vão abalar nos próximos dias o mercado de artes de São Paulo. As investigações chegaram a nomes conhecidos do mercado que estão usando negócios milionários de arte para esquentar operações da facção criminosa. Escândalo proporcional ao que ocorreu no setor de combustíveis.

Nomes conhecidos estarão envolvidos neste tsunami que vai tragar e surpreender o mercado de artes paulista.

A ANATOMIA DE UMA DEFESA TÉCNICA - O julgamento de Anderson Torres no STF revelou algo raro em tempos de polarização: um debate jurídico de alta qualidade. A atuação do ministro relator e a postura dos demais membros da Corte mostraram que ainda prevalece a busca por um julgamento técnico, amparado em provas e princípios constitucionais.

Nesse cenário, a defesa conduzida por Eumar Novaki foi cirúrgica. Expos as fragilidades da acusação, desde o "documento GOL" sem cadeia de custódia até a ausência de qualquer menção a Torres nas delações de Mauro Cid. A cronologia desmonta qualquer tese acusatória: Torres embarcou para Miami em 30 de dezembro e não há registro de sua participação nos atos de 8 de janeiro.

Mais do que um embate processual, o que se viu foi a reafirmação de que o Supremo continua sendo guardião da técnica e do devido processo legal. Uma lição que reforça a confiança de que a Justiça se fará com base em fatos, e não em presunções.

VOLTANDO AO PASSADO - O ex-governador de São Paulo e fundador do Lide, João Doria, ao chegar em Washington DC para o LIDE Brazil Development Forum, relembrou à sua época em que morou em Maryland. Em vídeo, no campus da Universidade de Georgetown, Doria relatou que estudou Artes e Ciências na instituição, na década de 70.

HOMENAGEM A MENDONÇA - Em noite de prestígio na capital federal, o ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça será homenageado com o lançamento da obra "Estado de Direito, Liberdade e Democracia - ensaios em homenagem ao Ministro André Mendonça", que acontece nesta quarta-feira, 10 de setembro, às 18h30, no Tribunal Superior do Trabalho. A celebração se estenderá com coquetel oferecido pela ABRAJUC, a partir das 20h30, no Lago Sul, reunindo autoridades, juristas e personalidades em torno do homenageado.

DEFESA DA MULHER - O deputado distrital Ricardo Vale (PT) tem se destacado na Câmara Legislativa do DF por sua atuação firme em defesa das mulheres. Autor da lei que prevê punições financeiras a agressores e o ressarcimento ao Estado pelos custos do atendimento às vítimas de violência, o parlamentar cobra agora a efetiva aplicação da norma pelo governo. Para ele, não basta criar lei, é preciso garantir que saiam do papel. A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas ao enfrentamento da violência de gênero, como a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha, que reforça o respeito e a valorização das mulheres nas escolas públicas do Distrito Federal.

BIOMETRIA UNIFORMIZADA - O Desembargador Claudio de Mello Tavares, Corregedor e Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), editou provimento que estabelece diretrizes para uniformizar o atendimento da Justiça Eleitoral fluminense à população que tem buscado os cartórios para a coleta de dados biométricos. A medida organiza e padroniza esse serviço essencial, diretamente ligado ao exercício do voto e ao acesso a benefícios sociais, contribuindo para dar mais segurança, praticidade e transparência ao processo de atualização cadastral.