Golaço de Menin ao escolher o jornalista João Vítor Xavier para presidir a CNN Brasil. Classe política confia no novo CEO
Com mandato eletivo e respeitado na classe política nacional, João Vítor Xavier traz para a CNN Brasil e para o grupo de Menin o peso político que o ex-presidente João Camargo tentava construir, só que capitalizando para a sua operação paralela no Grupo Esfera
O empresário e controlador da CNN Brasil, Rubens Menin, marcou um golaço ao procurar dentro da própria emissora e da sua rádio Itatiaia o nome do novo presidente do seu canal de notícias. Trata-se de João Vítor Xavier Faustino, que apresenta o programa CNN Esportes S/A, vice-presidente da holding Itasat, integra a equipe de esportes da Rádio Itatiaia desde 2000 e apresenta, diariamente, o programa Bastidores, desde 2004. Um detalhe fundamental é o seu entendimento da política, João Vitor está no seu quarto mandato de deputado estadual por Minas Gerais, filiado ao Cidadania e com livre trânsito no mundo político.
Com mandato eletivo e respeitado na classe política nacional, ele traz para a CNN Brasil e para o grupo de Menin o peso político que o ex-presidente João Camargo tentava construir, só que capitalizando para a sua operação paralela no Grupo Esfera, empresa de lobby presidida pela sua filha Camila Camargo Dantas, casada com o ministro e ex-presidente do TCU , Bruno Dantas.
Nascido em 1984, com uma larga experiência em coberturas esportivas nacionais, candidatou-se a deputado estadual nas eleições de 2010, tendo sido um dos candidatos mais votados de Belo Horizonte, eleito com 56.956 votos. Assumiu seu primeiro mandato na ALMG, em 2011. Renunciou ao auxílio-moradia no primeiro dia de mandato, votou pelo fim do 14º e 15º salários para os deputados, votou pelo fim do pagamento de participação em reuniões extraordinárias e votou pelo fim do voto secreto na Assembleia de Minas. Em 2014, foi reeleito, obtendo 81.156 votos. Foi um dos autores do projeto de lei "Mar de Lama Nunca Mais", tendo atuado por sua aprovação na ALMG. A Lei 23.191, de 2019, originada desse projeto, institui a Política Estadual de Segurança de Barragens e determina a erradicação das barragens construídas pelo método de alteamento a montante em Minas Gerais.
A escolha do novo presidente fortalece a atuação política da força da CNN Brasil, coloca um apresentador que conhece a casa e os suas prioridades, reforça Minas como centro das grandes decisões da empresa e reforça o papel das sinergias com a rádio Itatiaia. Rubens Menin deixa de ser um mero pagador de contas, já que a força política gerada pela CNN Brasil era materializada em apoio comercial no Esfera, bem longe dos interesses da rede. A fidelidade do novo gestor a Menin será absoluta, bem diferente da decepção que enfrentou com o CEO demitido, com o qual colecionou desapontamentos e surpresas desagradáveis. Agora a CNN Brasil estará 100% afinada com os objetivos e metas do seu acionista e mantenedor. O mercado aplaudiu a chegada de João Vitor que estará no circuito Belo Horizonte, Brasília e São Paulo. Na emissora, João Camargo é página virada.
*Diretor de Redação do Correio da Manhã