Coluna Magnavita | Governador abre a Conferência Estadual das Cidades
Evento reúne representantes de 75 municípios na capital para debater propostas que vão orientar políticas urbanas no estado
Evento reúne representantes de 75 municípios na capital para debater propostas que vão orientar políticas urbanas no estado
O governador Cláudio Castro comandou, nesta segunda-feira (11/10), a abertura da 6ª Conferência Estadual das Cidades do Estado do Rio de Janeiro, realizada no Centro da capital. O evento marca uma nova etapa de um processo participativo iniciado com 75 conferências municipais, que mobilizaram mais de 6.300 pessoas em todo o estado. Ao todo, mais de 500 propostas foram discutidas nas cidades e agora serão debatidas e votadas em âmbito estadual, em preparação para a etapa nacional.
"Discutir a cidade é fundamental, porque é ali que surgem as primeiras necessidades das pessoas. Quando o calo aperta, é para o hospital ou para a clínica da família que elas correm. Por isso, debater orçamento, infraestrutura, saúde, educação, qualificação profissional, resíduos sólidos, é essencial para que a gente construa a verdadeira cidadania. Discutir a cidade é discutir a vida das pessoas , destacou o governador Cláudio Castro.
A cerimônia de abertura contou com a participação do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e da representante da ONU-Habitat no Brasil, Rayne Ferretti Moraes, que ministrou uma palestra sobre a construção de cidades mais sustentáveis e inclusivas.
Durante os três dias de conferência, o público participa de painéis temáticos, rodas de conversa, exposições de artesanato local e da construção coletiva das diretrizes que serão levadas à conferência nacional.
Após mais de uma década sem ser realizada, a Conferência Estadual retorna como um espaço de diálogo aberto entre sociedade e governo, com foco em transformar a realidade urbana e garantir mais qualidade de vida nas cidades. Ao fim do evento, serão eleitos os delegados que representarão o estado na conferência nacional, além dos novos conselheiros do Conselho Estadual das Cidades (CEC-RJ).
"Serão três dias de muito debate. Além da plenária nós temos outras sete salas para o funcionamento dos grupos de trabalho. E vamos discutir de tudo. Falaremos de moradia digna, de mobilidade, de segurança, de infraestrutura, enfim, de todos os temas que interessam às nossas cidades e ao povo fluminense. Essa conferência é um convite para que todos nós possamos agir. Vamos juntos arregaçar as mangas e trabalhar para que possamos transformar as nossas ideias em compromissos para as nossas cidade", afirmou Douglas Ruas, secretário de Estado das Cidades e presidente do Conselho Estadual das Cidades.