PINGA-FOGO
ENTRE A CRUZ E A ESPADA - O grupo pensante da pré-campanha do prefeito Eduardo Paes tem um dever de casa para os próximos dias. Os acenos de figuras ilustres do PT, entre eles a turma de André Ceciliano e do seu filho Andrezinho, à candidatura do deputado Rodrigo Bacellar, podem levar à redução do espaço do Partido dos Trabalhadores na gestão municipal. Ficar abraçado com Lula já tira 5 pontos do nosso alcaide. Pode ser um bom negócio o afastamento. Porém, se o PT lançar seu próprio candidato, Paes perde no mínimo 10 pontos. Eita decisão difícil!
BACELLAR EM VOLTA REDONDA - O governador em exercício, Rodrigo Bacellar, prepara sua agenda voltada para o Médio Paraíba e Volta Redonda será o primeiro município a ser visitado: nesta terça-feira, dia 24. É certo que irá se encontrar com o prefeito Antônio Francisco Neto, que deve oferecer, como de praxe, um almoço em sua casa, no Jardim Amália, com a tradicional comida árabe, que serve aos seus aliados. Mas o prato principal será mesmo as eleições do ano que vem, que tem o nome de Bacellar como sucessor do governador Cláudio Castro, um grande aliado de Neto, como ele mesmo faz questão de afirmar: "O melhor governador que o Estado do Rio já teve", afirma Neto, em seus discursos e entrevistas.
O encontro entre dois gigantes da política - Bacellar e Neto - tem tudo para formalizar o apoio ao futuro candidato para 2026 no município, o maior colégio eleitoral da região, inclusive com dois turnos. A visita de Bacellar deve atrair lideranças políticas e empresariais de diversas cidades. Entre elas, o ex-prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, atualmente no governo do Estado, e declaradamente fiel a Castro e, óbvio, a Bacellar, escolhido pelo governador.
AUMENTANDO A PRODUÇÃO - Frases do petroleiro Wagner Victer, assessor especial de Magda Chambriard, na presidência da Petrobras: "Depois do ataque dos EUA ao Irã, quero ver quem terá a coragem e a desfaçatez estratégica de defender a redução da produção do Petróleo no Brasil e o desenvolvimento de novas fronteiras como a Margem Equatorial".
OPOSIÇÃO ATIVA EM CAXIAS - A turma da oposição em Duque de Caxias não jogou a toalha. André Lazaroni e Zito realizam reunião geral nesta segunda, 23 de junho, com a presença da vereadora Andréia Zito. Os dois estão esquentando os motores de olho em 2026. Um para a Alerj e outro Federal.
MAIS DIFÍCIL - Com a saída do vereador Marquinhos Almeida (PP) da Comissão de Trabalho e Defesa dos Servidores Municipais da Câmara de Petrópolis, a aprovação da reforma do Inpas se tornará ainda mais difícil para o governo. Presidida pelo vereador de oposição, Léo França (PSB), assim como o vogal, vereador Gil Magno (PSB), agora a comissão conta com mais um parlamentar de oposição, a vereadora Professora Lívia Miranda (PSOL). Para aprovação do PL, o executivo em conjunto com o lídeo do governo, vai precisar de muito diálogo para que o texto avance na casa.