PINGA-FOGO
BACELLAR NO GOVERNO - O governador Cláudio Castro embarca neste domingo, 15, com a primeira-dama Analine e os filhos para um período de licença de 5 dias, quando deve assistir a participação do Flamengo no campeonato de clubes na Flórida. O primeiro jogo do Mengão será na segunda contra o Espérance, da Tunísia.
Será o primeiro período, de uma série de três, neste meio de ano, no qual o governo ficará sob o comando do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, que assume como governador interino, neste domingo, 15.
AGENDA NO INTERIOR - Nesta segunda, 16, como governador em exercício, Rodrigo Bacellar abre a agenda visitando Campos, realizando inauguração e entregas de serviços do governo do estado. Além de Campos, visitará outros municípios da região.
Na terça, 17, Bacellar visita Italva, de onde segue para Teresópolis, cumprindo uma intensa agenda de despachos. Quarta ele despacha no Guanabara e a maratona recomeça na quinta.
JULHO QUENTE - A grande maratona de Rodrigo Bacellar como governador em exercício será em julho, quando fica 20 dias à frente do governo, com as férias do governador Cláudio Castro. Vai ser um mês quente para a política do Rio.
Com a realização de novas eleições em Três Rios, o presidente do Detran-RJ, Vinícius Farah, está na dúvida se concorre ou não à prefeitura da cidade. Ele é o candidato natural.
O presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, quer Farah em Brasília, em 2026, como deputado federal.
SÉRIE 'RADIOATIVA' - A Eletronuclear anunciou que vai lançar, na próxima semana, o primeiro episódio da série "Radiação: entre o medo e a ciência". Ela vai ser divulgada sempre às terças, às 17h, no YouTube. O novo programa, segundo o coordenador de Comunicação Institucional e Responsabilidade Socioambiental da estatal, Marco Antonio Torres, foi construído para facilitar a linguagem e desmitificar o tema para o público. O objetivo, ainda, seria criar a percepção do risco nuclear para prevenção de possíveis acidentes. O trailer da série já está disponível no canal 'Eletronuclear TV'.
DISQUE IDOSO - No mês que marca a conscientização sobre a violência contra o idoso, o Governo do Estado reforça o compromisso com a proteção e o acolhimento à população acima de 60 anos, por meio do Disque Idoso 165. Em 7 meses, a central teve 8,8 mil ligações, com 14% dos atendimentos relacionados a denúncias sobre violência, 5% conflitos familiares, 4% de informações diversas, 3% reclamações e outros 3% para informações jurídicas.