PINGA-FOGO

Por

DANDO EXEMPLO - O Rio de Janeiro superou a média nacional de reciclagem de embalagens de vidro em 2024, conforme destaca o relatório da Circula Vidro, a única entidade gestora de resíduos de embalagens de vidro no Brasil. No país, no ano passado, cerca de 25,1% de todas as embalagens de vidro retornaram para a reciclagem. No Rio de Janeiro, esse índice alcançou 29,99%. Para cada seis toneladas de vidro reciclado, evita-se a produção de uma tonelada de CO2 no processo produtivo. Os dados são auditados e validados pelo Ministério do Meio Ambiente. A meta estabelecida pelo Ministério do Meio Ambiente define que, até 2030, a reciclagem de embalagens de vidro deverá alcançar uma média nacional de, no mínimo, 40%.

AS FLORES NO RIO - O Governo do Rio vem fortalecendo a floricultura fluminense com ações de incentivo à produção e comercialização. O Programa Florescer oferece financiamento com juros de apenas 2% ao ano para que produtores invistam em estrutura, tecnologia e cultivo, garantindo competitividade. A produção anual de flores de corte no estado gira em torno de 11 milhões de maços. Destes, cerca de 4 milhões são de rosas. O município de Bom Jardim lidera a produção dessa flor, favorecido por sua altitude e luminosidade ideais. A cidade conta com cerca de 100 produtores, com média de cultivo entre 50 mil e 80 mil pés de rosas.

POLÍTICA X SINDICALISMO - O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Odair Mariano, e o diretor da entidade Alex Clemente participaram, na terça-feira (13) de um encontro, no Rio, com a presença de Martha Rocha, deputada estadual licenciada, secretária de Assistência Social do município do Rio e presidente do PDT-RJ, além de Léo Lupi, presidente da Fundação Leonel Brizola - Alberto Pasqualini e diretor de Relações Institucionais da Secretaria de Assistência Social do município. O objetivo foi discutir políticas públicas voltadas para os trabalhadores, especialmente no setor metalúrgico, abordando temas como direitos trabalhistas, assistência social e desenvolvimento econômico.

SAÚDE EM PAUTA - O deputado federal Júlio Lopes (PP-RJ) teve um encontro, em Brasília, com o com o vereador Daniel Maciel, de Barra Mansa, sul do Estado, e aproveitaram para conversar sobre as necessidades do município — em especial na área da Saúde. Eles falaram sobre a importância do envio de recursos para a Santa Casa de Misericórdia, referência no atendimento à população. Detalhe: Júlio Lopes tem uma emenda de sua autoria prevendo nada menos do que R$ 1 milhão para a unidade de saúde. O prefeito da cidade Luiz Furlani também esteve com o deputado no Distrito Federal e voltou com a boa notícia para casa.

HAPPY HOUR - No final de tarde de terça-feira, 13 de maio, um happy hour organizado pelo Clube do Comex levou a nata do Comércio Exterior do Rio à Casa Julieta de Serpa, na Praia do Flamengo. Grandes empresas dos setores de inteligência de dados, logística, transporte, importação e exportação, tais como a RioGaleão Cargo, a MRM, Tranziram e a Gávea Logística tiveram a oportunidade trocar experiências, ampliar suas redes de contatos e gerar novas oportunidades de negócios.

Representando a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi, o presidente da Codin, Fábio Picanço, fez questão de levar toda a diretoria da Companhia para o evento, propício ao networking e para dar continuidade ao trabalho de fomento ao setor que já tem dado resultados para o Rio de Janeiro.

PROTEÇÃO À FAUNA - Em meio aos desafios e emergências constantes que enfrentam no dia a dia, nos 92 municípios fluminenses, soldados do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro têm provado que são verdadeiros heróis também para a rica fauna fluminense. De janeiro até 24 de março, já foram resgatados mais de 5.200 animais, duzentos a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Os bombeiros resgataram pelo menos 1.200 cobras, 1.035 gambás e mais de 900 cães e gatos, sem contar com dezenas de jacarés, cavalos, pássaros de diferentes espécies, preguiças e até cabritos