PINGA-FOGO

Por

UM PASSO ADIANTE - À tarde, durante a solenidade do Congresso, e à noite, no jantar que comemorou a Federação União/ Progressistas, já tinha gente falando em fusão para o final do ano, o que daria liberdade para uma nova executiva nacional. Assunto proibido, mas cochichado nos ouvidos mais coroados das duas legendas.

LIRA PRESIDENTE - No Congresso, muita gente do Progressistas chamando o deputado Arthur Lira de Presidente. Não se tratava de uma cortesia por ele ter ocupado a Presidência da Câmara e nem por ter sido anunciado como provável primeiro presidente da Federação, o que não ocorreu agora. Na verdade, já começa a haver a defesa da ida de Lira para a Presidência Nacional do Progressistas, já que a grande força do partido está nos seus 60 deputados. Com Ciro na co-presidência da federação, os amigos de Lira alimentam a ideia do parlamentar alagoano assumir o comando do próprio partido.

A BOMBA RELÓGIO DO PCC NO RIO DE JANEIRO - Não é apenas a lavagem de dinheiro que preocupa as autoridades fluminenses no rastro da expansão do PCC. Segundo fontes do mercado, a Copape — empresa apontada pelo Instituto Combustível Legal como vinculada à facção criminosa e atribuída pelo Ministério Público Estadual a Mohamad Hussein Morad — vem comprando postos de gasolina e distribuidoras no Estado do Rio de Janeiro.

As aquisições, em muitos casos, incluem grandes depósitos de combustíveis, instalados sem obedecer normas básicas de segurança ou de proteção ambiental, de acordo com investigações preliminares.

O histórico dos envolvidos acende um alerta vermelho. Em São Paulo, Mohamad já teve pelo menos dois postos explodidos — um em 2017 e outro em 2018. Em um dos episódios, três pessoas ficaram feridas e cerca de 20 imóveis foram danificados.

No Rio, o cenário é ainda mais grave. Em 2013, a Petrogold, empresa ligada a um sócio de Mohamad conhecido como "Sapateiro", foi protagonista do maior incêndio da história recente de Duque de Caxias. A base de armazenamento, sem licença do INEA, ardeu por mais de 24 horas, consumindo um quarteirão inteiro. A fumaça foi avistada a dezenas de quilômetros de distância.

Agora, de acordo com informações de mercado, o grupo estaria operando duas novas bases : Superoil e Terrana. Juntas, teriam capacidade para armazenar ao menos dez vezes o volume da antiga Petrogold — uma potência explosiva muito maior do que a tragédia de 2013.

ALMOÇO DE NEGÓCIOS - A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) recebeu, na segunda-feira (28), a Ministra da Economia de El Salvador, Maria Luisa Hayem, e o embaixador do país no Brasil, Luis Alberto Aparicio Bermúdez. O evento, organizado pelo empresário Pedro Rafael, sócio da PRMA Consultoria, em parceria com a ACRJ, reuniu também empresários e lideranças do estado, promovendo networking e debatendo oportunidades de negócios entre o Brasil e o país da América Central.

RESGATE EM CONJUNTO - Equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da APA Macaé de Cima, e do Corpo de Bombeiros resgataram Adagmar Teodoro, uma mulher de 66 anos, perdida em uma mata fechada, há seis dias, em Nova Friburgo. Segundo o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, a mobilização de diferentes pessoas e a colaboração entre equipes técnicas e moradores foram fundamentais para o resgate da vítima. Durante o tempo desaparecida, a idosa, que tem diagnóstico de Alzheimer, consumiu canas-de-açúcar e água coletada de folhas e galhos.