O Theatro Municipal foi palco de uma grande festa da advocacia do Rio de Janeiro, na noite da última terça-feira (18). A nova diretoria da OAB-RJ, eleita para o triênio 2025-2027 tomou posse, diante de milhares de convidados, entre eles autoridades da política e do poder judiciário. Emocionada durante o discurso de posse, a presidente Ana Tereza Basilio é a primeira mulher a presidir a entidade em 94 anos de história. Ela defendeu uma OAB-RJ apartidária e a favor da democracia.
"Não sou apenas eu, a advogada Ana, que assumo esse posto histórico. Ao meu lado está outra mulher, a Sylvia Drummond, como vice-presidente da nossa Seccional. Na Caarj, nossa Caixa de Assistência, mais uma dupla feminina, com Paula Vergueiro na presidência e Monica Alexandre na vice. Mulheres no poder, finalmente! Que assim seja em várias instituições, nos tribunais e, porque não, no Conselho Federal da OAB. Uma OAB verdadeiramente forte é uma OAB plural e representativa".
"Quero reafirmar nosso compromisso com uma OABRJ independente e atuante. A Ordem não se submete a partidos políticos. A Ordem é apartidária, a ordem não é nem direita nem esquerda. O partido da OABRJ é a democracia. Nós vamos lutar pela democracia, pelos direitos fundamentais e principalmente pelas melhores condições de advogar para os nossos colegas".
Basilio também comentou a reestruturação administrativa que tem liderado desde que foi eleita para o cargo. "A OAB-RJ é a nossa casa e precisa ser cada vez mais eficiente, moderna e alinhada com as necessidades reais da advocacia. Desde o primeiro dia de gestão, trabalho para honrar os compromissos assumidos durante a campanha com nossos colegas. Iniciamos uma profunda e dolorosa reestruturação administrativa, modernizando processos internos, aprimorando a transparência, implementando medidas que garantam maior eficiência na gestão de recursos da Ordem. Mudanças estruturais exigem desta diretoria coragem, determinação e responsabilidade".
Presidente que antecedeu Ana Tereza à frente da OAB-RJ, Luciano Bandeira também foi muito aplaudido pelo público. "Ana Tereza é a primeira mulher em mais de 90 anos de OABRJ a sentar na cadeira da presidência. É um desafio de todos os dias, que mostra que as advogadas, que as mulheres brasileiras podem estar onde elas desejam, por seus méritos próprios, pelo seu trabalho. Essa gestão representa esse sentimento de transformação da sociedade brasileira", discursou.
Empossados
Além de Basilio, foram empossadas a vice-presidente Sylvia Drummond, o secretário-geral Rafael Borges, o secretário-adjunto Sérgio Antunes e o tesoureiro Fábio Nogueira. A posse também contemplou os representantes da Seccional junto ao Conselho Federal da OAB e a diretoria da Caixa de Assistência da Advocacia, a Caarj, além dos presidentes das 64 subseções espalhadas por todo o estado.
Autoridades presentes
Entre as autoridades presentes, estiveram Desembargador federal Guilherme Calmon, presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região; desembargador André Emílio Ribeiro, representando o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; ministro Alexandre Agra Belmonte, representando o Tribunal Superior do Trabalho; Nicola Miccione, secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro; e Carlo Caiado, presidente da Câmara de Vereadores do Rio.
Acompanharam a solenidade, ainda, os ex-presidentes e membros honorários vitalícios da Seccional Sergio Zveiter e Octavio Gomes; o corregedor-geral da Justiça Estadual, Cláudio Brandão de Oliveira; o defensor público-geral do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Márcio Henrique Cruz Pacheco; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Fábio Goulart; o procurador-geral do Estado do Rio de Janeiro, Renan Miguel Saad; o desembargador, desembargador Ricardo Couto de Castro; e o desembargador José Luis Campos Xavier, representando o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1).
Compareceram, ainda, o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano; o presidente da Associação Brasileira de Advogados, Esdras Dantas; o coordenador nacional das caixas de assistência da advocacia (Concad), Rodrigo Nobrega Farias; a presidente da Seccional do Espírito Santo, Érica Santos; a secretária de Assistência Social do Município do Rio de Janeiro, deputada Martha Rocha; além de inúmeros magistrados, parlamentares, dirigentes do Sistema OAB e outras autoridades.