Nesta segunda-feira (25), o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) elegeu o seu novo presidente, para o biênio 2025/2026. Com apoio de 116 colegas (63% do colegiado) o desembargador Ricardo Couto de Castro superou o desembargador Luiz Zveiter, que teve 65 votos (35%), e presidirá a Corte a partir de fevereiro do ano que vem. Três desembargadores anularam o voto.
"Eu espero tornar o judiciário mais aberto ainda, mais democrático. Ele já vem se encaminhando no sentido de ser o mais acessível à população. Então para a população eu gostaria de dizer que podem esperar um judiciário eficiente, rápido e democrático", disse Castro.
O novo presidente do TJRJ é graduado em direito pela Uerj, pós-graduado pela Universidade de Coimbra, professor palestrante da Escola da Magistratura do Estado do Rio (Emerj), coordenador acadêmico de direito administrativo da Emerj desde 2019 e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Os desembargadores também elegeram Claudio de Mello Tavares como novo membro titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ); Claudio Brandão de Oliveira como o novo corregedor-geral da Justiça; e Cláudio Luiz Braga Dell'Orto o novo diretor geral da Escola de Magistratura.
OAB-RJ FEMININA
Ainda nesta segunda-feira (25), outra eleição movimentou o meio jurídico. Pela primeira vez na história, a Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro (OAB-RJ) será comandada por uma mulher. A chapa "OAB Unida e Renovada", encabeçada por Ana Tereza Basílio e tendo Sylvia Drummond como vice, foi a vencedora, com 31.810 votos (60,1% dos votantes).
"Foi uma grande conquista das mulheres advogadas, porque quebramos o teto de vidro da OAB-RJ depois de 94 anos. E é também a primeira vez no Brasil que uma chapa encabeçada por duas mulheres vence numa seccional", disse Ana.
Rafael Caetano Borges (secretário-geral), Sérgio Antunes Lima Junior (secretário-geral adjunto) e Fábio Nogueira Fernandes (diretor-tesoureiro) completam a chapa vencedora.