Por:

Com heliponto, Macaé D'Or vai atender casos de urgência das plataformas petrolíferas Primeira unidade da Atlântica D'Or no Rio de Janeiro, o hospital terá Maternidade Perinatal

O Hospital Macaé D'Or, unidade da Atlântica D'Or - parceria entre a Rede D'Or e a Atlântica Hospitais e Participações, empresa controlada pela Bradseg Participações e parte do Grupo Bradesco Seguros - abre suas portas para atendimento à população a partir de 18 de novembro. Terceira unidade fruto da parceria e a primeira no Rio de Janeiro, o hospital é resultado de um investimento de R$ 300 milhões.

Na última sexta-feira (08), as direções da Rede D'Or e da Bradesco Seguros, bem como o prefeito Welberth Rezende, estiveram presentes em evento realizado para apresentar as instalações do hospital à sociedade macaense. O Macaé D'Or será o primeiro da região a contar com um heliponto. A estrutura tornará mais célere o atendimento em casos de urgência vindos das plataformas petrolíferas. Atualmente os pacientes precisam ser encaminhados para hospitais em Niterói ou Rio de Janeiro. "Temos a certeza de que o hospital será um marco na saúde de Macaé. Com o heliponto, por exemplo, responderemos a uma demanda importante da região, que é o atendimento vindos das plataformas de petróleo", afirmou o presidente do Conselho de Administração da Rede D'Or, Jorge Moll. A expectativa é de que o hospital gere aproximadamente 1,5 mil empregos diretos e até 3 mil indiretos.

As palavras de Jorge Moll são corroboradas pelo presidente da Bradesco Seguros, Ivan Gontijo. Ele avaliou que um polo industrial tão importante para a econômica do país precisava dispor de um hospital como o Macaé D'Or, que vai oferecer uma estrutura completa, com capacidade para realizar cirurgias de alta complexidade. "Juntos criamos uma rede que tem o nobre propósito de levar medicina de qualidade a uma parcela da população que vem crescendo. Que venham novos empreendimentos no estado do Rio frutos dessa parceria", celebra.

Construída em mais de 20 mil metros quadrados, a unidade terá 143 leitos, mas inicialmente vai operar com 80 leitos, sendo os demais ativados de forma gradativa. Também contará com aparelhos de ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética, entre outros exames de imagem. O Macaé D'Or terá capacidade para realizar cerca de 8 mil exames por mês. O hospital será o primeiro fora da região Metropolitana do Rio a ter uma Maternidade Perinatal.

O Macaé D'Or também terá compromisso de investir em práticas sustentáveis. Ações se iniciaram durante a fase de construção do hospital. O diretor geral, Edson Zukeran, relata, por exemplo, que toda a iluminação interna foi projetada em LED, que consome 35% menos energia que as lâmpadas fluorescentes eficientes. Já o sistema de climatização foi projetado com gás refrigerante de baixo impacto, que não prejudica a camada de ozônio; e o sistema de captação de águas da chuva oferecerá a eficiência na utilização desse bem, para a limpeza de áreas externas e fachadas.