Por: Cláudio Magnavita

Coluna Magnavita | Light reforça operações e atua na prevenção para enfrentar o verão 2024/2025

Light fez manutenção em Guaratiba já pensando no verão de 2024/2025 | Foto: Divulgação

Com a proximidade do verão, a empresa implementou um plano especial de operação para a estação, que abrange uma série de ações integradas, tanto preventivas quanto emergenciais. O objetivo é minimizar os impactos das tempestades e ventanias, que são comuns nesse período, além de lidar com as sobrecargas resultantes do aumento no furto de energia devido às altas temperaturas. A empresa também leva em consideração fenômenos naturais cada vez mais intensos, em decorrência da mudança climática.

Para monitorar em tempo real a sua área de concessão, a Light terá técnicos distribuídos em seu Centro de Operações Integrado (COI), no Centro de operações Rio (COR) e no Centro de Integrado de Comando e Controle (CICC). Além disso, nos dias com um maior número de ocorrências, a empresa se organizou para ter a capacidade de ampliar o número do efetivo em campo, podendo aumentar em até quatro vezes o número de equipes mobilizadas ao longo do dia.

“Em situações de contingência, mobilizaremos equipes extras de atendimento emergencial com o objetivo de restabelecer o fornecimento de energia de forma ágil e eficiente. Para isso, destacaremos para os atendimentos aqueles profissionais que atuam em áreas como manutenção, expansão de rede, alta tensão, subterrâneo, corte, religação e recuperação de energia”, detalha o superintendente de Operações e Engenharia da Light, João Paulo Parreira.

Atividades realizadas em Guaratiba para reforçar a rede elétrica antes do verão

Para exemplificar as ações do Plano Verão da Light, nesta quinta-feira (07/11), a concessionária realizou uma operação de manutenção preventiva na Rua Caminho da Fazenda, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, para reforçar a rede elétrica local e prepará-la para o verão. A ação contou com equipes de diversas regiões e técnicos especializados, que executaram mais de 50 serviços focados na segurança e eficiência da rede.

Entre as atividades, foram realizadas podas de árvores para prevenir interferências nos fios, limpeza na rede e serviços visando o pleno funcionamento dos componentes elétricos. Também foram feitas revisões e substituições de equipamentos antigos, instalação de espaçadores entre os fios para evitar contato e nivelamento da fiação em pontos críticos.

Com essa operação, a empresa reforça o compromisso com a estabilidade do fornecimento de energia na área e antecipa a preparação para os desafios climáticos e o aumento da demanda no verão.

Investimento em manutenção preventiva

Em relação à manutenção preventiva do sistema elétrico, a Light dobrou, em 2024, suas ações em comparação ao ano anterior, atuando em 1.445 linhas da sua rede de distribuição, de um total de 1.700 em toda a área de concessão. Durante o mesmo período, foram realizados aproximadamente 45 mil serviços de média tensão, 57 revitalizações de estruturas subterrâneas e mais de 279 mil podas em galhos de árvores próximas à rede, resultando em um aumento de 53% nos serviços realizados comparando ao ano de 2023.

É importante destacar que essas podas são preventivas e realizadas em casos específicos, uma vez que as prefeituras dos municípios atendidos pela Light são os órgãos competentes para realizar as podas, avaliar o estado das árvores e executar a remoção dos vegetais.

“A Light mantém uma parceria com órgãos públicos, como CICC, Comlurb, COR-Rio e Corpo de Bombeiros, para atender, no menor tempo possível, ocorrências provocadas pelos fortes ventos e os temporais típicos desta época do ano, que provocam falta de energia devido à queda de objetos e de árvores sobre a rede elétrica”, complementa o superintendente.

Furto de energia também provoca interrupções

Outro foco importante do plano é o combate ao furto de energia - um problema que se agrava com as altas temperaturas e sobrecarrega a rede. Nos primeiros oito meses deste ano, a Light regularizou quase 2.409 mil ligações clandestinas e normalizou 121.520 mil instalações irregulares em residências e comércios. No total, foram recuperados 148 gigawatts/hora (GWh) de energia, o suficiente para abastecer 61 mil residências por um ano.

A empresa combate ao furto de energia, diariamente, em parceria com o poder público. No entanto, os "gatos" continuam representando um desafio significativo, causando interrupções e prejuízos estimados em R$ 800 milhões anuais, valor poderia ser usado em melhorias na rede elétrica, além dos investimentos já feitos.

Para ilustrar a complexidade da situação, a cada 100 clientes regulares da Light, 35 furtam energia.

Os “gatos” sobrecarregam os transformadores da concessionária, aumentando o número de curtos-circuitos e interrupções no fornecimento de energia e impactando diretamente a qualidade do serviço. Sem falar na segurança, pois as ligações clandestinas representam riscos de incêndios e explosões, que podem ferir pessoas.