Por:

PINGA-FOGO

SOLUÇÃO NO FAPERJ - Uma reunião, na tarde desta quinta, 24, entre o secretário de Ciências e Tecnologia, deputado Estadual Anderson Moraes, e o presidente estadual do PL, deputado federal Altineu Côrtes com o governador Cláudio Castro, selou o processo sucessório da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.

Quem vai assumir a presidência da Fundação será Caroline Alves da Costa, atual presidente da Faetec, com um perfil bem mais acadêmico. Ela tem cursos de Formação Continuada em Desenvolvimento Humano e Processos Educacionais e Administração da Educação, além de Gestão de Pessoas, Fundamentos de Gestão, Gerenciamento de Escopo de Projetos/ Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Foi administradora e pedagoga das Naves do Conhecimento, projeto da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. E também assessora de projetos das Secretarias Estaduais de Assistência Social e Direitos Humanos, como o Caminho Melhor Jovem, realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Já o ex-secretário Estadual de Educação, Alexandre Valle, assume a presidência da Faetec - Fundação de Apoio à Escola Técnica, no lugar de Caroline e traz toda a sua bagagem no comando da SEDUC na interiorização dos cursos e valorização da mão de obra especializada.

Antes do nome de Alexandre Valle e de Caroline, foi estudada a possibilidade de nomear o professor Victor Travancas, o ombudsman informal do governo do estado e que denunciou, na CPI da Transparência da Alerj, a existência de um projeto que beneficiava um subsecretário que era também conselheiro da FAPERJ.

A nomeação de Caroline atende algumas manifestações da sociedade civil organizada, entre elas a Firjan, que pedia o comando mais acadêmico da Fundação.

A Secretaria de Ciências e Tecnologia faz parte da cota do Partido Liberal, que tem o direito de indicar os ocupantes dos dirigentes da pasta.

AGENDA DO SENADOR FLÁVIO - O senador Flávio Bolsonaro cumpriu agenda no Rio. Foi recebido na quarta, 23, pelo governador Cláudio Castro para uma fraterna conversa. Nesta quinta, 24, visitou o presidente da Alerj, o deputado Rodrigo Bacellar, quando fizeram um balanço da eleição; e depois visitou a nova sede da Secretaria de Defesa do Consumidor, onde foi recebido pelo seu aliado, o secretário Gutemberg Fonseca. Na própria quinta retornou a Brasília para acompanhar os seus candidatos que disputam o segundo turno neste domingo.

APELO A LULA - Foi amistoso o pedido do governador Cláudio Castro ao presidente Lula para que ele escute os governadores dos estados que enfrentam problemas de segurança. "Presidente Lula, faço um apelo para que o senhor escute os governadores. Se não puder todos converse com os do Rio, São Paulo, Bahia e Ceará que sofrem com o crime organizado".

TRANSIÇÃO OBRIGATÓRIA - O deputado estadual e prefeito eleito de Belford Roxo, Márcio Canella (União Brasil), protocolou na Assembleia Legislativa do RJ na última quarta-feira (23), um projeto de lei para garantir a transição de governo obrigatória em todas as prefeituras do estado, contando com a chancela do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE). A premissa do projeto é assegurar a permanência dos serviços públicos, evitantos transtornos à população das cidades durante o processo de mudança da gestão municipal.

FESTIVAL GASTRONÔMICO EM TERÊ - Sucesso em Teresópolis, o Festival Gastronômico Origens: Do campo à mesa, entra na reta final de sua programação. Até segunda-feira (28) os moradores da cidade e visitantes podem apreciar os pratos especiais preparados pelos chefs de 15 restaurantes do Polo Gastronômico de Teresópolis, preparados com ingredientes locais. Em sua segunda edição, o festival valoriza a produção local e destaca o potencial da cidade para a gastronomia. O evento é uma dica de ouro para quem quer visitar e aproveitar a Região Serrana no fim de semana.