NILTON CALDEIRA DEIXA O PL - Ao sentar na cadeira de prefeito do Rio por 10 dias, durante as férias de Eduardo Paes em Paris, o vice Nilton Caldeira usou este período para refletir sobre o seu futuro. No início da noite desta terça, 22 de outubro, ele protocolou o seu pedido de desfiliação do Partido Liberal.
A saída de Caldeira do PL tem um simbolismo forte. Ele é o último fundador da legenda ainda vivo. Estava na casa de Álvaro Valle quando foi criado o partido e é o filiado número 05. Todos os subscritores da ata de fundação estão mortos.
Ele deixa o Partido Liberal aborrecido com a legenda. Foi candidato a vereador pelo Rio, obteve 5.273 votos e poderia ter sido eleito se o apoio prometido pela executiva estadual e nacional tivesse sido honrado. O presidente Valdemar da Costa Neto prometeu o teto da doação, mas só enviou R$ 700 mil e mesmo assim nos últimos dias da campanha. Parte do recurso terá de ser devolvido.
Da nacional, ele teve o carinho do General Braga Netto e nenhuma manifestação de apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e da executiva estadual. Foi literalmente abandonado.
Nilton Caldeira, sentado na cadeira (sem trocadilhos) de Prefeito, resolveu que atingiu o máximo desta sua etapa e vida partidária. O PL foi insensível à luta de mandato do seu único fundador vivo, demonstrando estar longe e cada vez mais distante das raízes e da história do liberalismo no Brasil. O inesquecível Álvaro Valle virou apenas um retrato na parede e um nome para ser lembrado eventualmente. O vice-prefeito fica até o final do mandato quando passará o seu posto para o novo vice-prefeito eleito Eduardo Cavaliere.
Antes da campanha, o prefeito Eduardo Paes convidou Caldeira a ingressar no PSD e apoio para sua candidatura a vereador. Os dois desenvolveram laços de profundo respeito e Nilton nunca trouxe problemas como vice. Sempre foi uma figura conciliadora. Paes e Nilton ficaram amigos. Ele recusou afirmando: "Como posso abandonar um partido que fui o fundador?". O que ele não imaginava é que na campanha este mesmo partido acabaria o abandonando.
QUANDO DEZEMBRO CHEGAR - Os ajustes no secretariado de Cláudio Castro só a partir de dezembro. Em novembro o retrato do novo governo começa a ser desenhado e as novas peças do tabuleiro de xadrez começam a ser escolhidas.
A ideia de ter ex-prefeitos a bordo é forte. Castro aposta na experiência administrativa dos alcaides que deixarão seus mandatos no dia 31 de dezembro para reforçar a sua equipe.
AGENDA POLÍTICA - O governador Cláudio Castro retornou de São Paulo e na terça já estava reunido com o secretário de Governo, André Moura, recebendo deputados. Foi assim o dia todo. Conversa com a base ao pé do ouvido.
ÚLTIMO A SABER - Os dirigentes de turismo da Prefeitura do Rio já começaram a arrumar as gavetas. O maior sinal de que eles já são carta fora do baralho foi saber, pelas redes sociais do próprio prefeito Eduardo Paes, a programação oficial do Réveillon. Tanto a Setur como a Riotur foram surpreendidas pelo anúncio das atrações do ano novo feita pelo prefeito ainda de férias em Nova Iorque. Foram os últimos a saber na estrutura oficial da Prefeitura.
TORMENTO - A família de Rivaldo Barbosa - Delegado da Polícia Civil do RJ acusado sem provas de saber do crime contra Marielle Franco antes de sua realização, em 14 de março de 2018, quando ocupava a direção da Divisão de Homicídios - está realizando um cotização entre amigos para cobrir o custo da viagem de Barbosa até Brasília para prestar depoimento presencial no STF. Ele optou por não falar em vídeo. Está preso em Mossoró e a sua viagem à capital federal deverá ser paga pelo seus familiares.
VIVA O PIAUÍ - Em Brasília a pule de 10 na tarde desta terça, 22 de outubro, na lista tríplice do STJ, estava com Carlos Brandão. As outras escolhidas Daniele Maranhão e Marisa Santos disputam vaga na mesma lista. A decisão é de Lula. O Piauí está mostrando sua força.
O ESCOLHIDO DE LÉO VIEIRA - O prefeito eleito de São João de Meriti, Léo Vieira (Republicanos) já tem o seu escolhido para a disputa da presidência da Câmara Municipal. Trata-se de Doca Brazão (MDB), vereador eleito com 5.205 votos no pleito do dia 06 de outubro. Hoje, a configuração dos eleitos para o Legislativo meritiense é formada majoritariamente pelos apoiadores do atual prefeito Dr. João, e do candidato derrotado Valdecy da Saúde (PL). Mas, nada que não possa ser revertido pelo futuro prefeito Léo Vieira, visando o estabelecimento de uma coalizão de forças no poder Legislativo, e mirando nas condições de sua governabilidade.
VOLTAÇO PARABENIZADO PELA ALERJ - O deputado estadual Munir Neto parabenizou o Voltaço, na sessão desta terça-feira (22), na Alerj, pelo acesso do time à Série B do Campeonato Brasileiro. O Volta Redonda se sagrou campeão da Série C do Campeonato Brasileiro 2024. O título foi conquistado após a equipe de Volta Redonda voltar a vencer o Athletic na final, na noite de sábado, em São João del Rei.