O encontro mensal dos gerentes gerais e diretores dos hotéis 5 estrelas do Rio de Janeiro, realizado nessa terça-feira, dia 15 de outubro, no hotel Othon, contou com a presença de representantes das concessionárias Águas do Rio e Iguá, responsáveis pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto no Rio de Janeiro. O consumo de água é uma das maiores despesas dos hotéis, o que ressalta a importância da colaboração dessas concessionárias com o segmento.
O diretor institucional da Águas do Rio, Sinval Andrade, destacou que a empresa reconhece a importância da hotelaria para a economia fluminense. "Nos sentimos fazendo parte desse segmento do turismo. Temos discutido ações específicas para valorizar a questão associativa". A empresa detém a concessão de abastecimento de água e saneamento básico em 26 municípios e 124 bairros da cidade do Rio e é responsável pela despoluição da baía de Guanabara.
Já a Iguá, representada na ocasião por sua gerente institucional, Josely Cabral, oferece tratamento para água e esgoto para os municípios de Paty de Alferes e Miguel Pereira e para 18 bairros no Rio de Janeiro, entre eles a Barra da Tijuca, que concentra muitos hotéis. A empresa administra estruturas como a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Barra, o Emissário Submarino da Barra e todo o sistema de esgotamento sanitário do Eixo Olímpico, que inclui as elevatórias Vila dos Atletas e Olímpica, além de 1,3 quilômetros de tubulação coletora de esgotos e é responsável pela despoluição do Complexo Lagunas de Jacarepaguá.
Também esteve presente o vereador eleito Flávio Valle, que aproveitou para reforçar os compromissos assumidos com o setor de turismo antes da eleição e se colocou à disposição para continuar sendo o interlocutor entre o segmento e a prefeitura. Ele apresentou o novo subprefeito da Zona Sul, Bernardo Rubião.
No final do encontro o diretor comercial e de operações dos hotéis Othon, Jorge Chaves, apresentou o novo projeto do rooftop, com a piscina de borda infinita mais alta da cidade e que tem o dobro do tamanho da piscina anterior, com um investimento de R$ 10 milhões.
Réveillon
Além disso, o encontro teve a presença do coronel Jorge Almeida, do Corpo de Bombeiros, para falar de Réveillon, com HotéisRio confirmando 12 pontos de queima de fogos no céu da Barra este ano.
Almeida é diretor de serviços técnicos, e esteve representando o coronel Luz, que é o responsável por diversões públicas.