Por:

Lula parabeniza a reeleição de Paes: 'O Dudu voltou'

O presidente Lula, ao centro, com o prefeito Eduardo Paes (e) e o vice-prefeito eleito Eduardo Cavaliere (d) | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Reeleito prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes tomou um avião e desembarcou na tarde desta terça-feira (8) em Brasília para agradecer pessoalmente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo apoio recebido durante a campanha.

Embora Paes nunca tenha sido filiado ao PT, ele e Lula se dão muito bem. Como ficou claro na reação do presidente após o encontro com Paes. "O Dudu voltou", comemorou Lula em seu perfil no Bluesky. "Parabéns. O Rio de Janeiro merece", disse Lula a Paes. "Certamente, você vai continuar sendo o melhor prefeito que o Rio de Janeiro já teve".

Paes rasgou elogios no mesmo tom. "Vim te agradecer porque o senhor é o presidente da República, o político de dimensão nacional, o único que compreende as coisas do Rio de Janeiro. Ajuda muito a gente". Mas acrescentou: "Eu vim aqui para agradecer, mas também para dizer que teremos anos de pedidos pela frente".

"Eu conheço o Rio há muito tempo", respondeu Lula. "E tenho certeza que você é a melhor coisa que pode acontecer no Rio de Janeiro. "O Rio precisa de um exemplo bem-sucedido", concluiu o presidente.

Importante no PSD

Um dos três prefeitos que o PSD elegeu no primeiro turno, Eduardo Paes poderá ter um papel importante na construção do apoio do seu partido à tentativa de reeleição de Lula.

Em entrevistas na terça-feira após o horário eleitoral, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, demonstrou que esse apoio não será automático. Kassab é secretário de Governo de Tarcísio de Freitas, em São Paulo. E não descartou vir a apoiá-lo numa pretensão presidencial. Mas Kassab disse que o PSD tem seus próprios nomes. E, no caso, citou o próprio Paes e o governador do Paraná, Ratinho Júnior.