DO LUTO À LUTA - O Brasil viveu dois casos bem chocantes de mortes de crianças. O primeiro, da pequena Isabela Nardoni. O segundo, de Henry Borel. Hoje, os dois, se estivessem vivos, poderiam ficar orgulhosos com as votações dos pais para as câmaras municipais de São Paulo e Rio de Janeiro. Ana Carolina Oliveira (Podemos), mãe da pequena Isabela, assassinada em 2008, foi a segunda vereadora mais votada na capital paulista, com 129.521 votos. Já Leniel Borel (PP), pai do menino que foi assassinado em 2021, obteve mais de 34.359 votos e foi o oitavo mais votado na capital fluminense. Duas histórias marcadas por uma enorme tristeza levando o legado para o Legislativo das duas maiores cidades brasileiras.
MAIORIA PROGRESSISTAS - O Partido Progressistas (PP) em Petrópolis conseguiu formar maioria na Câmara dos Vereadores. Dos 15 eleitos, três são do partido. Uma mulher, a vereadora Gilda Beatriz, que está sendo reeleita, e dois estreantes: Dr. Aloísio Barbosa e Marquinhos Almeida. No legislativo, O Progressistas recebeu 18.815 votos no total, destes, 17.577 foram nominais, e 1.238 de legenda. Isso, sem contar o candidato a prefeito pelo PP, Hingo Hammes, que teve a maior soma de votos, com 78.734, e está à frente no segundo turno. Na Câmara também entraram: o PSD, PSDB e PSB terão dois vereadores cada. Psol, União Brasil, MDB, PRB, PL e PCdoB com uma cadeira cada.
PP É O MAIS VOTADO EM ANGRA - O Frade, em Angra dos Reis, virou um grande palco para comemorar a vitória de Kelven Guedes, nas urnas, o candidato a vereador mais votado pelo PP, que ainda conquistou mais duas cadeiras. Dudu do Turismo, do PP, foi reeleito, sendo o segundo mais votado. Charles Neves fecha os eleitos pelo Progressistas, o segundo partido com a maior bancada na Câmara. O MDB lidera o número de eleitos: quatro. PL e Agir ficaram com duas vagas, cada partido.
CANDIDATOS DO GOVERNADOR VENCEM - Os candidatos a prefeito do Médio Paraíba fizeram jus ao esforço do governador Cláudio Castro que visitou a região na reta final da campanha. Em Volta Redonda, Antonio Francisco Neto foi reeleito no primeiro turno com mais de 100 mil votos. Em Barra Mansa, o prefeito Rodrigo Drable emplacou o vereador Luiz Furlani à sua sucessão. Na pequena Pinheiral, Luciano Muniz foi eleito com apoio da cúpula do Palácio Laranjeiras. Já em Resende, na região das Agulhas Negras, o deputado estadual Tande Vieira foi eleito com as bençãos do governador. Kaio do Diogo Balieiro, do PL, foi eleito prefeito de Itatiaia, para os próximos quatro anos.
DRABLE ALFINETA OPOSIÇÃO - O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, comemorou e muito a vitória de seu aliado: o vereador Luiz Furlani, que abocanhou 44.330 votos e saiu das urnas vitorioso para comandar a prefeitura. Ao seu estilo, Rodrigo aproveitou para alfinetar a oposição, de uma forma bem direta. "Ganhamos porque fizemos uma campanha limpa. Cadê a oposição?", indagou logo depois de o resultado sair. Engana-se quem pensa que Drable estendeu os festejos. Logo no início da manhã desta terça-feira, dia 07, foi para o Rio se reunir com o governador Cláudio Castro, seu amigo e aliado.
BOM DE MIRA - O deputado federal Áureo Ribeiro, presidente estadual do Solidariedade-RJ, é outro nome que saiu vitorioso da disputa eleitoral. Áureo elegeu a esposa, Aline Ribeiro, como vice-prefeita de Netinho Reis (MDB) em Duque de Caxias. Além disso, a reeleição de Glauco Kaizer (União) na cidade de Queimados, tendo Zaqueu Teixeira (Solidariedade) como o vice-prefeito da chapa, é mais um ponto favorável ao parlamentar. Sem contar outros municípios em que o deputado, através de sua capacidade de articulação política, obteve êxito, tanto para o Executivo quanto para o Legislativo.