Por:

PINGA-FOGO

PRESENTE - O delegado Alexandre Ramagem deu um presente ao governador do Rio, Cláudio Castro, ao dizer que ele soube da sua candidatura pelos jornais e ao atacar a segurança pública do estado. Na prática, ele retirou do colo do governador a derrota do PL na capital do Rio.

Além de aliviar a carga de Castro pelo naufrágio e paternidade da sua candidatura, Ramagem expõe o seu líder, o ex-presidente Jair Bolsonaro como o único responsável pela sua aventura eleitoral.

LIBERADO - Ao ser atacado no debate da Globo pelo candidato do próprio partido, o PL, o governador Cláudio Castro pode se sentir liberado para migrar para uma nova sigla partidária bem mais próxima do governo federal. O Partido Progressistas coloca um tapete azul ou até vermelho para o chefe do Executivo estadual.

GOL CONTRA - O publicitário Paulo Vasconcelos, que cuida da candidatura de Ramagem, engoliu a seco o ataque ao governador Cláudio Castro. Ele foi o mago da reeleição do governador no primeiro turno.

ERROU FEIO - O prefeito Eduardo Paes errou ao atacar o seu ex-secretário Marcelo Queiroz, hoje deputado federal pelo PP. Errou feio também ao atacar o deputado federal Dr. Luizinho, presidente estadual do PP e líder do partido na Câmara. Ele arrastou a asa para atrair a legenda para sua administração, ofereceu secretarias e até nomeou por conta própria o competente Patrick Corrêa para a presidência da Riotur, a fim de manter um canal aberto com o partido.

Paes agiu nesta hora como dirigente partidário e sem pensar em 2026. Atacar a saúde do estado é tocar em uma área que Dr. Luizinho tem um especial carinho.

VIRA CASACA - O melhor ataque a Eduardo Paes foi do professor Tarcísio Motta, que chamou o prefeito de vira casaca, relacionando as suas migrações partidárias. A posição e desempenho de Tarcísio pode trazer a esquerda de volta.

MILIONÁRIO - Em São Paulo, Pablo Marçal bateu nos R$ 30 milhões que o deputado Guilherme Boulos recebeu dos partidos da sua coligação. Uma campanha milionária e com os maiores recursos entre todas as capitais.

NETO CONFIRMA NEGOCIAÇÕES COM CSN - O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, confirmou, durante debate na TV Rio Sul, afiliada da Globo, na noite de ontem, as negociações com o governador Cláudio Castro no sentido de o município assumir o prédio do Escritório Central da CSN. O prefeito citou o governador também ao falar da crise econômica que o município enfrentava, em 2020, quando ele voltou à prefeitura. "Devo muito ao Dr. Luizinho também", disse, referindo-se ao deputado federal. Também participaram do debate, mediado pelo jornalista Diego Gavazzi,  Arimathéa (PSB), Mauro Campos (Novo), Neto (PP), Professor Habibe (PT) e Samuca Silva (PSDB-Cidadania).

HOMENAGEM - A Associação Comercial do Rio (ACRJ), sob a presidência de Josier Marques Vilar, promove na próxima segunda-feira, 7 de outubro, às 12h30, o Almoço do Empresário, que homenageará o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira. O evento será realizado na sede da ACRJ, no Centro do Rio.

QUASE DOUTOR - Através das redes sociais, o ex-deputado e advogado Otavio Leite comemorou, nesta semana, a entrega de sua tese de doutorado em Turismo pela Universidade de Aveiro, de Portugal. O político, que contou com orientações do Catedrático Professor Carlos Costa, afirmou que levou cerca de três anos, entre elaboração e aulas, para a conclusão do texto. Agora, ele segue para a defesa e argumentações.

COMEMORAÇÃO - Para comemorar 40 anos da rede de restaurantes Gula Gula, será inaugurada, na próxima terça-feira, 8 de outubro, a mais nova unidade no Shopping Leblon. Na ocasião, para celebrar ainda mais a data, um livro de receitas clássica também será lançado. O evento acontece a partir das 19h, no piso L4 do shopping.

ANDREZINHO SEGUE NA LIDERANÇA - O instituto IPEC divulgou uma nova pesquisa de intenção de votos para prefeitura de Paracambi, na quinta-feira (03). No mais novo levantamento, o candidato Andrezinho Ceciliano (PT) permanece isolado na liderança, com 60% dos votos. A pesquisa sinalizou um crescimento do petista em quatro pontos percentuais desde o último levantamento, divulgado no dia 13 de setembro. Os dados são referentes à pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. Em segundo lugar, aparece a candidata Aline Otília (PL), com 27% dos votos, mesmo percentual registrado na última pesquisa. Da mesma forma o candidato Dienis Rocha (PMB), que manteve os 2%.

BOLSONARO DECLARA APOIO EM BARRA DO PIRAÍ - Por meio das redes sociais, o ex-presidente Jair Bolsonaro intensificou suas críticas ao candidato a prefeito Dione Caruzo, do MDB, que disputa a prefeitura de Barra do Piraí e é, inclusive, apoiado pelo atual prefeito da cidade, Mario Esteves, para sucessor no Executivo. O motivo? Uma foto tirada em 2022, onde Caruzo aparece ao lado de um apoiador do PT. "Agora o cara está aqui dizendo é Deus, pátria, família e liberdade", disparou Bolsonaro. Em seguida, o ex-presidente declarou seu apoio ao Delegado Antônio Furtado, do União Brasil, como seu candidato para a cidade: 'Em Barra do Piraí, nosso candidato é Antônio Furtado".