Por:

PINGA-FOGO

CORRIDA POR VOTOS NO QUINTO DO MP - A nova lei aprovada pela Alerj e sancionada pelo governador Cláudio Castro, que cria as novas vagas para Tribunal de Justiça do Rio, já se aplica na votação do próximo dia 14, quando será escolhida a lista tríplice dos candidatos do Ministério Público (MP) para preenchimento da vaga do quinto constitucional destinada ao MP.

A mudança ocorre no quórum necessário já que o Art. 120 do Regimento Interno do TJRJ diz "O quórum para o início da sessão para eleição dos membros da Administração Superior ou para qualquer outro cargo, escolha de membros para o Tribunal Regional Eleitoral e formação das listas para o Quinto Constitucional, será o correspondente a dois terços dos cargos existentes de Desembargadores.

Só que o artigo 176, § 4º, do Regimento Interno do TJRJ diz: "Cada Desembargador votará em três nomes. A lista tríplice será formada pelos candidatos que obtiverem a maioria qualificada, isto é, metade mais um, considerado o total de cargos de Desembargador, vagos ou não". A questão é vago ou não. Oficialmente agora são 210 desembargadores e com 21 vagas não ocupadas. A maioria simples passou a ser 106, contra 90 do cenário antes da aprovação da lei.

Os integrantes da lista sêxtupla do MP passam a semana fazendo conta. Terão de garimpar 10 votos a mais para ficar na lista tríplice.

JURISPRUDÊNCIA PERIGOSA - O Órgão Especial do Ministério Público do Rio está na berlinda, se considerar que não houve intempestividade da perda de prazo na inscrição do presidente da associação para se concorrer ao Cargo de Procurador Geral de Justiça do Estado. Como a advocacia e a própria sociedade vão compreender que o órgão maior dos guardiões da lei flexibilizaram a questão do prazo e derrubaram uma intempestividade documentada? Vai ser o caos e desmoralização para o próprio MP.

FACTOIDE RUBRO NEGRO - O estádio do Flamengo, no Gasômetro,será o maior factoide eleitoral desta eleição. 9 de cada 10 empresários do Rio apostam que a ideia não sairá do papel. Com o Flamengo em baixa, é que o projeto não decola mesmo.

REELEIÇÃO DO CFM - Nesta terça (1º), será realizada a eleição da nova diretoria do Conselho Federal de Medicina. O pleito é presencial e a pule de dez é a reeleição do atual presidente Hiran Gallo, médico de Rondônia, bolsonarista de carteirinha que está sendo cortejado pelo atual governo. O ministro Alexandre Padilha acompanha de lupa a eleição. A posse festiva à noite no CFM.

FURLANI E PEDRO RIZZO - O candidato à Prefeitura de Barra Mansa, Luiz Furlani, do PL, que recebeu o lutador de MMA, Pedro Rizzo, conhecido como 'The Rock', nesta segunda-feira, dia 30. O atleta de alto desempenho, que já lutou no UFC e no Affliction, aceitou o convite para ser o padrinho do projeto do governo de Furlani, caso ele seja eleito. O candidato promete transformar Barra Mansa na Cidade do Esporte e construir Escola Vocacionada em Artes Marciais . O encontro contou com a presença do prefeito Rodrigo Drable, amigo de Rizzo, e de lutadores de diversas modalidades da cidade.

FALTOU COMBINAR - O prefeito de Queimados e candidato à reeleição, Glauco Kaizer (União Brasil) parece não estar sabendo fazer conta, ou ao menos precisar quantas escolas municipais foram efetivamente entregues em sua administração. A fala do prefeito em um vídeo de campanha, não condiz com os cards que estão sendo divulgados e os materiais físicos distribuídos, a exemplo de uma revista que informa o número de 31 unidades reformadas pelo governo. Já uma publicação nas redes sociais divulgou que 29 escolas teriam sido reformadas. E no vídeo que ainda consta nas redes de Kaizer, ele declara que foram 26 novas unidades entregues. Está faltando combinar com a coordenação da campanha o alinhamento do discurso. Mas, antes de tudo, está faltando uma dose considerável de transparência com os eleitores queimadenses. Inclusive, diversos moradores da cidade afirmam categoricamente que nenhuma unidade foi entregue pelo gestor durante quatro anos, e que Kaizer superestima os números de uma forma obcecada pela reeleição.