A abertura da ABAV Expo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, nesta quarta, 25 de setembro, foi cheia de contrastes ao último evento da Associação Brasileira de Agentes de Viagens realizado na capital federal, há 22 anos. A tecnologia evoluiu e ao invés dos banners gigantes do passado, foram os telões de leds que trouxeram a marca de modernidade. Só os discursos que continuam os mesmos. Duas décadas depois, os agentes de viagens ainda esperam uma lei que os isente da responsabilidade solidária das passagens emitidas para seus clientes.
SOLITÁRIA - O fato curioso na formação do praticável de honra para as autoridades na abertura da ABAV: eram 14 homens e uma única mulher, a anfitriã, a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros. Tinha sete homens à esquerda e outros sete à sua direita. A maioria dos oradores fizeram questão de destacar a posição das mulheres no turismo.
NÃO CHAMARAM A JUREMA - Neste ambiente masculino na solenidade de abertura da mais importante feira de turismo do país, Ana Carolina poderia ter tido a companhia de uma outra mulher que tem papel relevante no turismo, a presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas -ABEAR, Jurema Monteiro, que estava elegantemente vestida e com lugar de honra na plateia.
AMIGO DO TURISMO - O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi saudado por vários oradores pelo apoio que deu para a realização da ABAV Expo em Brasília. Ele é apontado como um grande entusiasta do setor. O ministro Celso Sabino destacou a sua amizade pessoal com o governante: "Um amigo que a vida me deu e que nunca negou qualquer pedido para o turismo ".
DOMÍNIO DE PALCO - Aliás, o ministro Celso Sabino está super à vontade no cargo e tem um domínio de oratória singular, e de palco. Se desistir da política, pode ganhar a vida como apresentador de televisão e de programas com grandes auditórios. Depois de ter a plateia no bolso, ele começou a relembrar as conquistas do turismo.
SUMIRAM - Um veterano do setor do turismo lembrou que na abertura da ABAV em Brasília, há 22 anos, na mesa de autoridades no palco, estavam os presidentes de todas as companhias aéreas brasileiras. Entre eles, Ozires Silva, como presidente da Varig; Wagner Canhedo, da Vasp; Paulo Enrique Coco, da Transbrasil; e Rolim Amaro, da TAM. Duas décadas depois, nenhuma destas empresas opera. A remanescente TAM virou LATAM e foi engolida pelos chilenos.
TANGO - O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, deixou a solenidade de abertura da ABAV Expo para arrumar as malas e embarcar para a capital argentina. O Brasil vai ser homenageado na Feira de Turismo de Buenos Aires, a FIT. Por isso, ele tem que estar antes. O evento começa sábado, dedicado ao público final.
PASSADO RECENTE - Emocionante o discurso do representante da CNC na solenidade de abertura, Paulo Rogério Tadros. Ele é agente de viagem e deu um testemunho sobre os problemas que a própria ABAV enfrentou na pandemia.
ILUMINADA - Há muito tempo que o auditório principal do a Ulysses Guimarães não arranca tanto suspiros. O palco para a solenidade de abertura da Abav Expo 51 foi iluminado por milhares de velas. Segundo Jerusa Hara, diretora executiva da ABAV, foram mais de 3 mil velas.
DESAFIO - O secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, arrancou risadas ao convidar os presentes para o jogo da Seleção Brasileira com o Peru em Brasília: "Venham, se arranjarem hotel"… o jogo vai ser em 15 de outubro e não há vagas em Brasília.
RECONHECIMENTO - O empresário Paulo Octávio é sempre reverenciado nos eventos de turismo, não só por ser um grande hoteleiro, mas pela sua atuação como parlamentar em defesa do setor.
Confira as fotos da coluna Magnavita na edição especial do Correio da Manhã sobre a ABAV Expo 51