TJRJ TERÁ 20 NOVOS DESEMBARGADORES - O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro oficializa, hoje, a criação de 20 novas vagas para desembargadores, podendo ser criada duas Câmaras de direito privado e duas do público. O aumento de número ocorre sem custos para o Tribunal e teve entendimento prévio do órgão especial, que deve aprovar nesta segunda, para a mensagem ser encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado.
Serão novos 16 desembargadores oriundos da magistratura, dois pelo quinto da OAB e dois pelo quinto do Ministério Público Estadual.
No caso do MP, as duas novas vagas se somam a uma que está em processo de escolha, já com a lista sêxtupla formada pelo órgão de origem e esperando a segunda triagem do TJ para formação da lista tríplice. Não causará surpresa se a partir deste novo cenário houver a devolução de força acordada desta lista, para redistribuição das estrelas para as novas duas, a exemplo do que ocorreu na lista da OAB, em eleição anteriormente.
Já o preenchimento das duas vagas destinadas à Ordem dos Advogados ocorrerá em pleno período eleitoral da OAB-RJ.
A primeira etapa agora é a criação das 30 vagas, só para depois analisar a criação das quatro novas câmaras.
Os 20 novos desembargadores não terão influência no próximo processo eleitoral. As posses só ocorrerão após as eleições do tribunal.
REVIRAVOLTA EM MESQUITA - A população de Mesquita acordou na última sexta-feira (20) com a notícia da desistência do vereador Roberto Emídio (MDB) na disputa pela prefeitura da cidade. Emídio optou pelo recuo da candidatura, e decidiu declarar apoio a Gelsinho Guerreiro, candidato a prefeito pelo Republicanos, e que tem como vice a professora e ex-vereadora Cristiane Pelinca, a Cris Gêmeas (PMB). No vídeo publicado nas redes sociais, Roberto Emídio destacou que a renúncia foi um passo decisivo, fazendo parte de uma estratégia para retirar o grupo político do atual prefeito Jorge Miranda, que apoia o candidato Alex Marotto (PL) à sucessão municipal. Com a chegada de Emídio e seu grupo, Gelsinho ganha ainda mais musculatura na campanha, faltando pouquíssimos dias para o pleito de outubro, e deixando a disputa pelo Executivo mesquitense extremamente acirrada.
POLO DE MEDICINA - O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, anunciou a chegada de um novo polo de Medicina do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) à cidade. A cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o UGB contou com a presença do vice-presidente da instituição, Paulo Di Biase, representando o presidente; a pró-reitora acadêmica, Elisa Ferreira Silva de Alcântara; o reitor-coordenador, Francisco Sampaio; e o secretário de Saúde, Thadeu Pedroso. Sampaio afirmou que o curso terá uma das melhores estruturas da saúde da região.
DE PARATY À FRANÇA - No encerramento da segunda edição do Paraty Brazil by UTM, o maior evento de corridas em trilha do mundo, dois paratienses do projeto 'Um Caiçara em Chamonix', Valdeci Alexandre dos Santos e Geisa Aparecida de Oliveira, foram escolhidos para representar o município na França, em 2025. Além das corridas, o evento teve feira com mais de 30 expositores confirmados, que ofereceram produtos e serviços relacionados ao universo do trail running.
PESQUISA EM PARAÍBA DO SUL - A última pesquisa de intenção de votos para Prefeitura de Paraíba do Sul, realizada pela Factum Pesquisa, mostra Júlio Canelinha (União Brasil) na liderança, com 50,3% das intenções. A atual prefeita, Dayse Onofre (Republicanos), aparece em segundo, com 32,4%; e Giselle Gobbi (PSD) tem 6,3% dos votos. Na pesquisa de voto espontâneo, o ranking é mantido com Canelinha (41,3%), Dayse (30%) e Giselle (5,3%). A pesquisa, que é registrada no Tribunal Superior Eleitoral, entrevistou 380 pessoas entre os dias 16 e 17 de setembro. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.