Por:

PINGA-FOGO

SECRETÁRIOS DE TRÊS RIOS SUSPEITOS DE IRREGULARIDADES EM LICITAÇÃO - Uma operação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) realizada na manhã desta quarta-feira (18) intimou os secretários de Serviços Públicos e de Gestão Pública, Rômulo César e Caio Corrêa a prestar esclarecimentos sobre irregularidades no edital 90033/24, para contratação de serviços de coleta e transporte de lixo. O edital foi recentemente suspenso pela justiça por conta de investigação de fraude no processo.

A principal acusação é de que o processo licitatório teria sido direcionado para favorecer um grupo econômico específico que já atua no município. Entre as irregularidades apontadas, destaca-se a exigência de que a empresa vencedora estivesse localizada a uma distância máxima de 80 km da sede da prefeitura, o que, segundo a empresa, restringia a competitividade e favorecia duas empresas do mesmo grupo.

A juíza responsável pela análise do caso acatou as denúncias e determinou a suspensão imediata do pregão. A magistrada ressaltou que as restrições impostas no edital violam os princípios da ampla concorrência e competitividade, além de trazerem risco de dano ao erário público.

Com a suspensão, a prefeitura deverá realizar um novo procedimento emergencial, garantindo a participação de todos os interessados. A operação da DRACO continua investigando possíveis irregularidades no processo.

CAMPANHA EM AREAL - O candidato à reeleição, Gutinho Bernardes, recebeu nesta semana a visita da deputada estadual Martha Rocha, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o vice-presidente da Fundação Leonel Brizola, Leo Lupi, em um evento em que declararam apoio à campanha. A deputada rendeu elogios a Gutinho, pelo desenvolvimento da cidade no enoturismo durante seu mandato, e por ser um rosto jovem à frente da Prefeitura de Areal.

DESENVOLVIMENTO - A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro representará o Governo do Estado em dois importantes eventos no setor. O presidente da Codin, Fábio Picanço, tem intensificado a presença da instituição em grandes eventos e quer trazer para cá "players" do Comércio Exterior, atualmente radicados em outros entes federativos. Picanço e comitiva da Codin participaram do fórum Comex Tech, que aconteceu nesta quarta-feira, 18, em São Paulo, e nas próximas semanas, estarão no ComexLog 2024, promovido pelo Clube do Empreendedor, nos dias 3 e 4 de outubro, no Píer Mauá.

EMPREGOS EM BARRA MANSA - O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, acompanhado do diretor de Negócios Industriais da ArcelorMittal Sul Fluminense, Paulo Marcelo Rodrigues, fez o anúncio de 200 vagas de emprego para a unidade da fábrica em Barra Mansa. O anúncio foi feito durante a abertura da Flumisul, a maior feira multissetorial da região, na noite desta quarta-feira, dia 18. A abertura do evento também contou com a presença da secretária interina de Desenvolvimento Econômico do estado, Fernanda Curdi; da secretária de Estado da Mulher, Heloísa Aguiar; da coordenadora do Sebrae Rio na Região do Médio Paraíba, Paola Tenchini; entre outras autoridades.

NEGOCIAÇÕES, CSN E GOVERNADOR - O prédio do Escritório Central da CSN -um dos maiores complexos empresariais de Volta Redonda - e o espaço do Recreio do Trabalhador voltaram à pauta de discussões no encontro realizado pela Aciap-VR (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda), no auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP), na noite de terça-feira, dia 17. O candidato à reeleição Antonio Francisco Neto, do PP, reafirmou negociações para que estes espaços sejam transferidos para o município. Neto explicou, inclusive, que há conversas adiantadas com o governador Cláudio Castro e a CSN, que possui uma dívida com o governo do Estado do Rio.

TRANSFERÊNCIA - Se as negociações tiverem êxito, Cláudio Castro disse a Neto que os dois imóveis seriam transferidos para a prefeitura. "Queremos agradecer ao governador Cláudio Castro pela iniciativa de negociar a dívida da CSN para ajudar Volta Redonda. Caso a negociação seja concretizada, o Escritório Central será de grande utilidade para o município. Temos muitos projetos para o imóvel, que poderia abrigar estacionamento, universidade, repartições públicas e até empresas", disse Neto, que respondeu às perguntas dos empresários, representantes de sindicatos e universitários. Ele lembrou a situação caótica quando assumiu o mandato e os principais investimentos feitos nos últimos três anos e meio. O presidente da Aciap-VR, Maycon Abrantes, destacou a importância do evento para as entidades de classe. " É sempre importante ouvir as propostas, conhecer o candidato, ver o que ele tem em mente para o futuro da nossa cidade e nós, como empresários e entidades de classe, queremos realmente isso, conhecer o que tem de crescimento, de melhoria, segurança, saúde, educação", destacou Maycon.