Empenhado na causa da Pessoa Com Deficiência (PCD) desde que era vereador do Rio, o governador Cláudio Castro, junto à primeira-dama, Analine Castro, estiveram presentes na cerimônia de reinauguração do Núcleo Estadual de atendimento à pessoa com Deficiência (NEAD), também conhecido como Casa da Inclusão, localizado na região central da cidade.
A estrutura faz parte da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, cujo secretário Felipinho Ravis recebeu, além do governador, outras autoridades como a secretária de Saúde, Cláudia Mello, e o deputado federal Dr. Luizinho para o descerramento da placa da reabertura do Posto após reforma total da unidade.
Vale lembrar que a luta PCD é comemorada no dia 21 de setembro, o que reforça a relevância deste evento neste mês. A coordenadora do NEAD, Mila Lubiane, teve importante participação neste processo de reforma física do espaço e melhorias significativas nos processos, onde foram investidos R$ 350 mil reais. O objetivo do órgão é conseguir unir a disponibilidade de vagas ofertada pelos empresários e o cadastro de Pessoas Com Deficiência, ambos feitos pelo NEAD, para que se possa gerar emprego e renda, tarefa que nem sempre é fácil por conta das múltiplas particularidades.
Em seu discurso, o governador destacou que "embora seja uma pequena unidade, mas que pretende expandi-la em outras localidades, o que está em questão é o conceito de inclusão que vem crescendo em todo o estado, a cada unidade hospitalar, de ensino e de outros atendimentos do Estado que é inaugurado ou reformado, a questão da Pessoa Com Deficiência está sempre na pauta, é um foco em todas as secretarias. A inclusão está sendo feita na base, é uma mudança de cultura em todo o Estado", finalizou. A NEAD, hoje, é a única ponte de emprego do Estado do Rio com a PCD.