SEGUNDO TURNO EM NITERÓI - Rodrigo Neves começou a campanha achando que levaria a Prefeitura de Niterói no primeiro turno. Os analistas estão apostando no fator Bruno Lessa, candidato do Podemos, que tem sido a supresa da eleição. Já o candidato do PL, o deputado Carlos Jordy, disparou e tem tirado o sono de Rodrigo Neves. Outro nome que ajuda a realização de um segundo turno é o de Danielle Bornia (PSTU). Ela herdou os votos da esquerda, que não se conformam com o protagonismo do ex-prefeito.
Anotem: Jordy tem chances reais e está recebendo todo o apoio da estadual. Com base em São Gonçalo, é ponto de honra do presidente Altineu a vitória em Niterói.
TRIM, TRIM, TRIM... PARTE II - O zum-zum-zum em torno dos frequentes contatos extraoficiais de um advogado e árbitro com os patronos de casos sob seu julgamento está dando o que falar no meio jurídico carioca.
Tanto o julgador quanto a maioria dos escritórios de advocacia com os quais ele não deveria manter contato - mas mantinha - são sediados no Rio.
O problema vai além de diversas ligações telefônicas para advogados que atuavam contra a Petrobras em um processo arbitral presidido por ele, já reveladas pela coluna. Pelas regras, os árbitros só devem se comunicar com as partes e seus advogados dentro dos canais oficiais e com ciência da contraparte e dos demais julgadores.
CAIU A FICHA - Quem teve acesso às informações obtidas por uma fonte da coluna notou conflito de interesses também em outra arbitragem julgada pelo advogado carioca. Isso porque ele também mantinha contato frequente com diferentes advogados da Paper Excellence, empresa de origem chinesa que disputa a Eldorado Celulose, em um processo no qual ele também foi árbitro.
DESCUIDO - Para um advogado experiente no meio criminal, as ligações telefônicas comuns do árbitro para os advogados devem representar momentos de descuido pontual, enquanto o grosso das comunicações ocorria mesmo por meio de aplicativos, nos quais as ligações não deixam registros nas operadoras de telefonia.
FLÁVIO BOLSONARO EM BARRA MANSA - O candidato a prefeito de Barra Mansa, Luiz Furlani (PL), está reunindo suas articulações políticas para reforçar sua campanha eleitoral no município. Após ter o apoio declarado do senador Romário, agora também pode riscar outro nome da lista que também o apoiará nas eleições municipais: o do senador Flávio Bolsonaro. Flávio, inclusive, já está de marcou em sua nesta sexta-feira, dia 13, caminhada pelas avenidas centrais de Barra Mansa, ao lado de Furlani e da vice Luciana Alves. Vai selar apoio |à chapa puro sangue.
ROMÁRIO EM CARREATA - A vereadora Katia Miki (SD), candidata à prefeitura de Barra do Piraí, e o seu vice, o advogado Cristiano Almeida (PSD), ganharam mais um apoio de peso para as Eleições Municipais: o senador Romário (PL). O ex-jogador da Seleção Brasileira, junto com o deputado federal Áureo Ribeiro (SD), participaram de uma carreata em apoio a Katia e Cristiano, na tarde desta terça-feira (10) pelas ruas do centro da cidade.
OTONI X GLAUCO - Não convidem para o mesmo ambiente o deputado federal Otoni de Paula (MDB) e o prefeito de Queimados, Glauco Kaizer (União Brasil). Ambos estão numa verdadeira guerra de narrativas e troca de farpas nas redes sociais, e também pelas ruas do município da Baixada Fluminense. Otoni, que apoia o opositor de Glauco, o deputado federal Max Lemos (PDT), anda fazendo críticas severas ao atual prefeito, que tem o rebatido nas redes sociais. Em mais um epísódio da briga, Otoni questionou uma emenda parlamentar de R$ 20 milhões de reais que destinou ao município. Glauco o rebateu nas redes e, para dar o troco, Otoni fez pior: subiu na tribuna da Câmara dos Deputados, e engrossou as denúncias feitas por vereadores sobre um esquema de irregularidades em marcações de consultas na saúde municipal, com a possível anuência da então secretária de Saúde do governo Glauco, Marcelle Nayda.