A concorrida posse dos ministros Herman Benjamin e Luís Felipe Salomão na Presidência e Vice-Presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na quinta-feira (22), em Brasília, reuniu as principais autoridades do país. Após a cerimônia, o novo comando do tribunal recebeu os cumprimentos dos presentes. Entre eles, os presidentes dos dois maiores tribunais estaduais, os desembargadores Ricardo Rodrigues Cardozo, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; e Fernando Antonio Torres Garcia, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
O mandato dos ministros Benjamin e Salomão à frente do STJ vai até 2026 – período em que também dirigirão o Conselho da Justiça Federal (CJF) –, em substituição à ministra Maria Thereza de Assis Moura e ao ministro Og Fernandes, respectivamente.
O STJ é composto de 33 ministros e tem, entre outras competências, a tarefa de analisar processos que discutem a aplicação e interpretação de leis. O STJ também julga autoridades com foro privilegiado, como governadores de estado.