Por:

Desembargadora Regina Lucia Passos é homenageada pela Alerj com a Medalha Tiradentes

Desembargadora Regina Lucia Passos, do TJRJ, recebeu a maior honraria do Poder Legislativo Fluminense, a Medalha Tiradentes | Foto: Felipe Cavalcanti/TJRJ

Em sessão realizada na noite de segunda-feira (20), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) entregou à desembargadora Regina Lucia Passos, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a Medalha Tiradentes - maior honraria do Poder Legislativo Fluminense. A comenda tem o objetivo de homenagear pessoas e entidades que prestaram relevantes serviços ao Estado.

Conduzida pelo deputado Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj, e pela deputada Carla Machado, autora da proposição, a solenidade, realizada no Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento fluminense, contou a presença de deputados, autoridades, magistrados, advogados, familiares e amigos da homenageada.

Emocionada, a desembargadora Regina Lucia agradeceu à deputada Carla Machado pelo momento feliz de ser homenageada na Casa da democracia. A magistrada estendeu os agradecimentos a cada um dos desembargadores e juízes que compareceram à cerimônia, ao marido, o procurador de Justiça Carlos Cícero, aos amigos, alunos, funcionários e à família. "Essa é a Casa da liberdade. E ser homenageada com essa medalha tão importante é uma honraria que, para mim, tem um valor inestimável", destacou.

Presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJRJ (COMAI), a desembargadora elogiou o trabalho desenvolvido pela deputada Carla Machado na coordenação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo e ressaltou a importância da inclusão e do respeito à diferença.

Durante a cerimônia, também foi entregue a Medalha Tiradentes ao advogado Felipe Francisco Estefan, presidente da 12ª Subseção da OAB, em Campos dos Goytacazes, no Norte do Estado. Receberam Moções de Aplauso a prefeitura de São João da Barra, Carla Caputi; a psicopedagoga Maria Rosa Trindade da Silva Ribeiro e o jornalista Thiago Azevedo.

Estiveram presentes à solenidade os desembargadores do Tribunal de Justiça Luiz Zveiter, presidente no biênio 2009/2010 e decano da Corte; Claudio de Mello Tavares, presidente no biênio 2019/2020; Suely Lopes Magalhães, atual 2ª vice-presidente; Agostinho Teixeira, Inês Trindade, Katya Monnerat, Carlos Santos de Oliveira, Eunice Caldas, Andre Emilio Ribeiro, Edson Aguiar de Vasconcelos, Benedicto Abicair, Denise Levy Tredler, Antonio José Carvalho, Mauro Dickstein e Vitor Marcelo.