Por: Cláudio Magnavita

Coluna Magnavita | Governadores do Cosud farão mutirão para ajudar recuperação do RS

Cláudio Castro | Foto: Rafael Campos/ Governo do Rio

APOIO DO COSUD - No COSUD, por iniciativa do governador do Rio, Cláudio Castro, os governadores dos estados da região Sul e Sudeste realizam reunião de emergência, no Rio Grande do Sul, para a formação de um mutirão de ajuda na reconstrução da região. Estados como o Rio, Minas e São Paulo possuem máquinas e equipamentos que serão colocados à disposição da equipe de Eduardo Leite. Nem o governo federal possui as equipes e equipamentos necessários para a reconstrução de rodovias destruídas pelas enchentes.

RESGATE SOLIDÁRIO - A solidariedade dos estados já se materializou com o empréstimo de helicópteros e bombeiros. Só o Rio enviou três. Dois dos bombeiros e um da Polícia Civil com as suas equipes e pilotos. O coronel Leandro Monteiro, secretário da Defesa Civil e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Rio enviou um efetivo de 80 militares para o Rio Grande do Sul. Os helicópteros levaram 15 horas de voo entre o Rio e Porto Alegre, com duas paradas para reabastecimento.

TRAGÉDIA PESSOAL - As enchentes do Rio Grande do Sul tiveram reflexo no gabinete do Governador Cláudio Castro. Os pais do secretário Rodrigo Abel perderam a casa. Pela primeira vez, a água do Guaíba cobriu o imóvel. O casal de idosos foi retirado pelo irmão de Abel e levado para um condômino onde estão protegidos. Foi só perda material felizmente...

EMENDAS LIBERADAS - O governo federal anuncia nesta segunda, 06, a liberação do pagamento de R$ 580 milhões em emendas para o Rio Grande do Sul. O secretário especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano, está acompanhando as liberações com sua equipe. Na quinta, 09/05, o Congresso deve votar a autorização para o governo pagar mais R$ 448 milhões em transferências especiais.

O PAPEL DE PIMENTA - Quem sai um gigante desta operação de ajuda ao Rio Grande do Sul é o ministro das Comunicações, Paulo Pimenta. Deputado federal pelo estado, ele foi escalado pelo presidente Lula como coordenador das ações federais e está literalmente acampandohá uma semana. Ele participou das reuniões on-line, com os ministros; da reunião com a Federação dos municípios do Rio Grande do Sul; com 340 prefeitos e prefeitas online. O relatório de operação já está na sua 6a edição que detalha todas as ações federais.