Por:

PINGA-FOGO

PATERNIDADE - Sabe a ideia de unir via marítima o Galeão ao Aeroporto  Santos Dumont? Ela nasceu em 2014 para a Copa do Mundo e depois Olimpíada por uma iniciativa da Secretaria Estadual de Turismo no Governo Pezão. A ligação tem um aspecto de segurança. Hoje qualquer manifestação nas pontes que ligam a Ilha do Governador, isolam o aeroporto internacional. Em 2014, o então secretário de Turismo do estado, Cláudio Magnavita designou para presidir os estudos sobre a ligação o seu subsecretário, Carlos Luiz Martins, ex-presidente da Varig e depois presidente do Detro. Faltou entusiasmo da Secretaria dos Transportes na época. O projeto apontou os hovercraft (barcos sobre colchão de ar) como a melhor solução, devido ao assoreamento da baía da Guanabara na Ilha do Governador.  O projeto agora decola.

O ATLAS DO VOTO - O telefone do deputado federal Pedro Paulo começou a tocar logo após a divulgação da pesquisa do Instituto Atlas/CNN sobre as eleições do Rio. O parlamentar já contratou os serviços da Atlas e todo mundo queria saber se podiam confiar no resultado que coloca o deputado Delegado Alexandre Ramagem com 31,2% e Eduardo Paes com 42,6% das intenções de voto.

O instituto tem chamado atenção pelos acertos em vários pleitos, com resultados muito próximos à apuração final.

Os 31,2% de Ramagem está muito próximo dos 28,7% da pesquisa da GGP quando ele é apresentado como o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Para as cabeças que sabem decifrar pesquisas e os seus nuances, a eleição do Rio será decidida no primeiro turno. Todos os dois candidatos têm a chance de liquidar a fatura, evitando a segunda disputa.

O resultado animou os apoiadores do delegado e ativou a militância da direita, algo que não aconteceu com a esquerda, hoje dividida entre Paes e o deputado Tarcísio Motta, do PSOL.

Um dos dirigentes da Atlas é filho de um ex-subprefeito do Centro do Rio e ligado ao grupo de Paes.

A pesquisa já gera alguns efeitos colaterais na direita, principalmente nos partidos que, informalmente, já estavam sentando com Eduardo Paes.

PASSANDO DA LINHA - Aviso aos navegantes: cuidado com as redes sociais. Já há registros de alguns casos que podem ser carimbados de propaganda antecipada, principalmente quando envolve a figura de adversários. Alguns registros de imagem já estão sendo guardados para queixa no TRE e impugnação de candidatura.

CABO ELEITORAL - Quem sumiu na corrida eleitoral municipal com a polarização entre Eduardo Paes e Alexandre Ramagem foi o presidente da Embratur, Marcelo  Freixo, vivendo o seu ano sabático na prefeitura do Rio. Como o PT está apoiando Paes, tem muita gente esperando ver Freixo fazendo campanha de reeleição para o alcaide.

NOVA SUBIDA DA SERRA I - A Concer, concessionária que administra a BR-040/RJ/MG, está com projeto de otimização pronto aguardando apenas a aprovação do Ministério dos Transportes e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para retomar a obra de nova subida da serra, trecho que liga do Rio de Janeiro a Petrópolis. Na audiência que aconteceu na manhã desta quinta-feira (25), na Câmara dos Deputados, o diretor-presidente da Concer, Marcos Antônio Ladeira de Oliveira, detalhou a proposta de reequilíbrio econômico-financeiro e otimização do contrato apresentada em novembro do ano passado após a publicação da Portaria 848 do Ministério.

NOVA SUBIDA DA SERRA II - Segundo Marcos Antônio Ladeira, a Concer tem condições  de retomar as obras 45 dias após a assinatura do termo de otimização e do contrato garantindo o reequilíbrio econômico. Estas seriam concluídas num prazo de 33 meses, já que possuem todas as licenças ambientais para a execução. "A gente entende que a vantajosidade que a Companhia está oferecendo é muito interessante, além de vários aspectos, nós estaremos terminando as obras quando uma nova concessionária estará talvez começando, se tudo der certo", disse Ladeira.

ENTRE IRMÃOS - A Baixada Fluminense segue prestigiada no alto escalão do governo estadual.  Na pasta da Agricultura, por exemplo, a região já contava com o médico Flávio Ferreira, o Dr. Flávio, esposo da prefeita de Paracambi, Lucimar Ferreira, e irmão do deputado estadual Dr. Deodalto (PL). Agora, Deodalto assumirá o lugar do irmão na secretaria de Estado de Agricultura. Dr. Flávio, suplente do deputado federal Carlos Jordy (PL), vai assumir a titularidade do cargo. Jordy se afastará do mandato para tocar a campanha à prefeitura de Niterói. E com a articulação política estabelecida, Paracambi e a Baixada ganharão mais uma representação no Congresso, além de manterem a representatividade no Palácio Guanabara, com Flávio e Deodalto, respectivamente.  Dr. Deodalto, inclusive, já apresentou seu suplente ao plenário da Casa: trata-se de Renan Jordy, irmão de Carlos, que assumirá o cargo de deputado estadual.

FOGOS DE ARTIFÍCIO EM DEBATE - O presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda, Edson Quinto, e o vereador e ex-secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchoa, receberam na tarde desta quinta-feira (25), no Salão Nobre, representantes da Apadem (Associação de Pais de. Autistas e Deficientes Mentais), ARFLORESER (Associação Autismo Volta Redonda) e da SPA (Sociedade Protetora dos Animais). Em pauta: as causas e consequências que o barulho dos fogos de artifício causam nas pessoas com transtorno do espectro autista e nos animais em geral.

PROJETO DE LEI À VISTA - Um projeto de lei com foco "fogos de artifício - Não" será apresentado no Legislativo em breve, conforme foi definido durante o encontro. A próxima reunião já tem data e local: será na Câmara, no dia 06 de maio, às 15 horas. Participaram ainda do encontro: Igor Reis Moreira Mathias, diretor da Sociedade Protetora dos Animais; Danielle Tomé, pedagoga, servidora pública, mãe de pessoa com autismo, Thaís Vasconcelos, presidente da Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais, entre outros representantes.