Por: Cláudio Magnavita

Coluna Magnavita: Pesquisa da Atlas/CNN une a direita carioca na candidatura de Ramagem

Deputado federal Alexandre Ramagem | Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O telefone do deputado federal Pedro Paulo começou a tocar logo após a divulgação da pesquisa do Instituto Atlas/CNN sobre as eleições do Rio. O parlamentar já contratou os serviços da Atlas e todo mundo queria saber se podiam confiar no resultado que coloca o deputado Delegado Alexandre Ramagem com 31,2% e Eduardo Paes com 42,6% das intenções de voto.

O instituto tem chamado atenção pelos acertos em vários pleitos, com resultados muito próximos à apuração final.

Os 31,2% de Ramagem está muito próximo dos 28,7% da pesquisa da GGP quando ele é apresentado como o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Para as cabeças que sabem decifrar pesquisas e os seus nuances, a eleição do Rio será decidida no primeiro turno. Todos os dois candidatos têm a chance de liquidar a fatura, evitando a segunda disputa.

O resultado animou os apoiadores do delegado e ativou a militância da direita, algo que não aconteceu com a esquerda, hoje dividida entre Paes e o deputado Tarcísio Motta, do PSOL.

Um dos dirigentes da Atlas é filho de um ex-subprefeito do Centro do Rio e ligado ao grupo de Paes.

A pesquisa já gera alguns efeitos colaterais na direita, principalmente nos partidos que, informalmente, já estavam sentando com Eduardo Paes.