Por:

PINGA-FOGO

COTAS TAMBÉM PARA PARDOS - O senador Plínio Valério (PSDB-AM) quer incluir no projeto de lei que torna permanente o sistema de cotas raciais para o serviço público a inclusão também de uma diferenciação para pessoas pardas. O texto está em discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, e tem como relator o senador Humberto Costa (PT-PE). O projeto inicialmente previa uma prorrogação do sistema por dez anos, mas Humberto apresentou um substitutivo, que foi aprovado na CCJ por 16 votos a favor e dez contrários, por algo permanente. Plínio apresentará uma emenda em turno suplementar para tentar a inclusão de pardos. O senador pelo Amazonas afirma ser favorável à cota para negros. Mas argumenta que a lei não pode eliminar uma população que não é branca, transformando-a toda em negra.

FLIPETRÓPOLIS - O Palácio de Cristal em Petrópolis recebe na próxima semana, entre 1º e 5 de maio, o I Festival Literário Internacional - Flipetrópolis. Trazendo grandes nomes da literatura nacional, o evento promete movimentar a região, com atividades gratuitas com mesas de bate-papo com escritores, apresentações culturais, sessão de autógrafos e programação infanto-juvenil. Os homenageados nesta primeira edição são as autoras Conceição Evaristo e Ana Maria Machado, e como patrono Juliano Moreira. Idealizado por Afonso Borges, o evento segue os moldes das outras feiras literárias realizadas pelo escritor e produtor, como Fliaraxá, Flitabira, Fliparacatu.

TRANSPORTE - Municípios do interior do Rio compartilham da mesma lamentação sobre a ineficiência e precariedade no transporte público. Além de Petrópolis, que têm travado batalhas na Justiça e no Tribunal de Contas do Estado para a melhoria do serviço, agora, Nova Friburgo entra na fila. São frequentes os episódios de quebras e até mesmo incêndio em veículos da Nova Faol. Mesmo com tantos problemas, a empresa ainda vai operar no município por pelo menos dez anos. O contrato de concessão foi assinado no mês passado pelo prefeito Johnny Maycon.

MALAFAIA DE MERITI - O senador Flávio Bolsonaro (PL) e o cacique do MDB-Rio, Washington Reis, que também é secretário de Estado de Transportes, pediram autorização ao pastor Silas Malafaia para indicar o seu primo, Jamil Malafaia, como pré-candidato a vice-prefeito em São João de Meriti na dobradinha com o PL, que terá o deputado estadual Valdecy da Saúde como cabeça de chapa na disputa pelo Executivo meritiense. Jamil Malafaia exerceu o cargo de secretário municipal de Ciência e Tecnologia de Meriti, e agora busca alçar novos voos no cenário político da cidade.

IMBRÓGLIO DE VICE - O MDB é o partido de Jamil Malafaia. O pastor Silas e Washington Reis, possuem um ótimo relacionamento, e ambos enxergam com bons olhos a indicação de Jamil para o cargo de vice-prefeito do deputado Valdecy. No entanto, também pelo MDB, a vereadora Letícia Costa já anunciou que será candidata a vice-prefeita na chapa oposicionista do deputado estadual Léo Vieira (Republicanos). Nota-se claramente um racha na legenda, que precisará decidir de que lado o MDB estará no município de São João de Meriti. Uma coisa é certa:  alguém ficará apenas na vontade de ser vice. E nada mais.

AGIR EM BARRA MANSA - O vereador de Barra Mansa, Daniel Maciel, se filiou ao Agir para buscar seu terceiro mandato. Ele retornou à Câmara Municipal depois de ter ocupado o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação no governo do prefeito Rodrigo Drable.  Foi na gestão de Daniel, que antes de assumir a secretaria teve o nome cogitado para uma eventual disputa para a prefeitura, que o projeto do  Condomínio Industrial ganhou forma. "Demos o pontapé inicial", disse o vereador, filho do advogado Ricardo Maciel, assessor especial do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

ESPORTE SOB NOVO COMANDO EM BARRA DO PIRAÍ - A Secretaria de Esporte e Lazer de Barra do Piraí está sob novo comando. Interinamente, a também secretária de Comunicação, América Tereza, assume a pasta. Detalhe: Ela é de Volta Redonda, onde foi vereadora e a primeira mulher a assumir interinamente a prefeitura, por dois dias, em 2013, quando o prefeito Antonio Francisco Neto foi cassado pelo TSE. Três anos depois, Tereza veio como vice à prefeitura na chapa do Delegado Antonio Furtado e perdeu para Samuca Silva.