Por:

PINGA-FOGO

CLIMA FORA DA TRIBUTÁRIA - Análise do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) mostra que a questão climática e os desafios do aquecimento global não tiveram relevância na discussão da reforma tributária, nem agora quando se discute os projetos de regulamentação dos novos impostos sobre o consumo. A reforma não incluirá nenhum "Imposto sobre o Carbono". Ou seja, não haverá tributação maior para quem polui mais, nem menor para os que têm preocupação com a questão ambiental.

AUDIÊNCIAS - A análise acompanhou 32 audiências públicas que aconteceram no Congresso Nacional sobre a reforma tributária. E verificou que a questão climática só foi mencionada nas discussões 13 vezes. Em comparação, a ideia do "cashback", o sistema de devolução para pessoas de baixa renda, foi mencionada em 46 ocasiões. E a discussão sobre temas federativos, como a Zona Franca de Manaus, foi mencionada 48 vezes.

PROCURADORIA DA MULHER - A Câmara Municipal de Barra do Piraí promulgou o projeto de resolução de autoria da vereadora Kátia Miki, do Solidariedade, que cria a Procuradoria da Mulher no Legislativo Municipal. O órgão, que vai funcionar na sede do Poder Legislativo, tem como principal objetivo a contribuição na implementação de políticas públicas para as mulheres e na defesa dos interesses desse público que representa 53% dos cidadãos barrenses, de acordo com o último Censo do IBGE. De acordo com a vereadora, a Procuradoria da Mulher vai também receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes, denúncias de violência e discriminação.

EXEMPLO DE BRASÍLIA - A ideia da criação da Procuradoria da Mulher foi para suprir a ausência de órgãos que pensasse no direito da mulher como um todo, não apenas na área da Saúde. A Resolução vai garantir fiscalização e acompanhamento de ações e programas, debates com a comunidade, pesquisas e estudos sobre violência e discriminação e acolhida e escuta. Kátia aproveitou a ida a Brasília, na última semana, para conhecer a Procuradoria da Mulher da Câmara Federal e se encontrou com a Procuradora, a deputada federal Soraya Santos (PL/RJ).

ENCONTRÃO - A reunião promovida pelo MDB em Petrópolis no fim de semana não serviu apenas para apresentar os nomes dos pré-candidatos ao legislativo pelo partido na cidade, mas já revelou o nome do escolhido a pré-candidato à vice prefeito, Cláudio Mohammad, empresário e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade, teve o nome colocado pelo diretório estadual à disposição para integrar a chapa de Hingo Hammes, pré-candidato à Prefeitura pelo Progressistas. "É uma legenda com quem temos afinidade falando em uma aliança possível à prefeitura. O MDB, que é um partido trabalhista e democrático, tem que ser colocado em seu devido lugar que é ser protagonista na política local para que a cidade possa avançar", destacou o presidente regional do MDB Washington Reis, que conduziu o evento.

ENCONTRÃO II - Dirigentes de outros partidos também participaram do encontro, como o União Brasil como Ronaldo Medeiros; Baninho, no Solidariedade, representando Bernardo Rossi; Calixto Barbosa, do PSD e o deputado estadual, Rosenverg Reis. "Estamos comprometidos em construir uma base sólida para representar verdadeiramente os interesses da comunidade petropolitana. Petrópolis tem que sair dessa fase nebulosa, de mau tempo", afirmou Reis, apontando a valorização de uma nominata consistente e com nomes empenhados em fazer a diferença no cenário atual da política de Petrópolis.