Por: Francisco Brandão*

Francisco Brandão: Chega de afrontas a quem usa a BR040

A Concer é a concessionária que explora (literalmente) desde 1996 o trecho da BR040 entre o Rio de Janeiro e Juiz de Fora. A Concer é a principal responsável pelo péssimo estado da rodovia, especialmente na subida da Serra de Petrópolis.

E a mesma Concer, numa afronta aos usuários da estrada, agora quer que o governo federal prorrogue o contrato dela sem licitação.

Como o papel aceita qualquer coisa, a Concer diz que vai fazer tudo com o que vem se comprometendo há décadas, mas nunca cumpriu. Quem acredita nisso?

Recorrendo ao famoso "me engana que eu gosto", agora a Concer resolveu fazer umas maquiagens na estrada, cortar grama, pintar o asfalto. De estruturante, nada.

Num país mais sério, a empresa já teria sido removida da concessão, e responderia na Justiça pelos risco e pelo desconforto que vem fazendo passar todo mundo que, por azar, precisa passar pela rodovia hoje sob responsabilidade dessa empresa.

Felizmente, por enquanto, o Tribunal de Contas da União vem cumprindo seu papel. O TCU já apontou problemas graves, inclusive um sobrepreço de cerca de 300 milhões de reais, segundo o Acórdão 2094/2022, do Ministro Walton Alencar.

Como morador da região que mais sofre com as falhas da Concer, não poderia me calar diante da ameaça que ronda os moradores. A Concer, responsável por todos os problemas que vivemos na BR040, não merece o prêmio de ter seu contrato prorrogado sem licitação.

E os usuários da estrada, obrigados a pagar o pedágio a uma empresa que nos oferece em troca um péssimo serviço, não merecemos tal castigo.

*Sócio-fundador da FSB comunicação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.