Por:

PINGA-FOGO

ATLETISMO RESTRINGE CLUBES - A recente decisão da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) de restringir a participação de clubes que não se vincularam ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) está gerando preocupações no cenário esportivo nacional. Essa restrição reduz o número de clubes e, consequentemente, de atletas participantes em uma das principais competições de Atletismo do país, impactando a descoberta de novos talentos e o desempenho futuro do Atletismo.

Dentro da estrutura esportiva do país, o CBC não figura na linha hierárquica ao lado de clubes, equipes e atletas, levantando questões sobre os motivos por trás dessa medida, pois certamente, essa restrição não beneficia a modalidade nem seus praticantes. Além disso, a atual gestão da CBAt enfrenta críticas relacionadas à transparência e ao cumprimento de promessas desde a campanha para a presidência da entidade. Nos últimos anos, a CBAt recebeu recursos de convênios públicos com valores bem acima dos praticados em anos anteriores para os mesmos eventos, como por exemplo o Campeonato Brasileiro ocorrido em Sergipe em 2023, custando o dobro dos outros campeonatos Brasileiros, ou ainda o Brasileiro realizado em Cuiabá, onde apenas em passagens e hospedagens a CBAt gastou R$200.000,00 o custo de todo um campeonato quando realizado em outros estados. Aliás, para seu próximo brasileiro, a entidade estimou em sua Assembleia o custo de R$400.000,00 para realizar o evento em Niterói/RJ. Com resultados abaixo do esperado nos últimos anos e documentos omitidos dos respectivos conselhos, surgem preocupações sobre os repasses de recursos destinados aos atletas e aos heróis olímpicos. Diante desse cenário, a situação da atual gestão da CBAT torna-se cada vez mais preocupante, especialmente às vésperas dos Jogos Olímpicos.

OPERAÇÃO FICTUS -  A operação realizada pelo Ministério Público e a Polícia Civil na manhã de ontem (11) no município de Japeri , foi denominada como "Fictus", que em latim significa "falso". A falsificação de documentos e fraudes em licitações no município da Baixada, consolidando - segundo as investigações - uma organização criminosa em Japeri, foi a motivação para que a prefeita da cidade, Fernanda Ontiveros (PT), fosse o principal alvo da operação. Foram expedidos 11 mandados de busca e apreensão em Japeri, Nova Iguaçu e também na capital, incluindo a residência da chefe do Executivo japeriense. Segundo uma fonte, em um dos endereços visitados pelos agentes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, a administração de um condomínio, por muito pouco não foi presa por obstrução de justiça. Eles teriam se negado a fazer a cópia do mandado de busca e apreensão para que os policiais entrassem no apartamento, que pertence à família da prefeita. A síndica, inclusive, queria avisar aos responsáveis do imóvel sobre a operação. Quem estava presente, afirmou que foi um "quiproquó" generalizado no recinto.

VICE DEFINIDA - A escolha do deputado Léo Vieira (Republicanos) para a composição de sua chapa na disputa pela prefeitura de São João de Meriti já foi tomada. A pré-candidata a vice-prefeita será a vereadora Letícia Costa. A parlamentar foi a mulher mais votada de São João de Meriti na disputa para o cargo de deputada federal pelo PL na última eleição, obtendo cerca de 24 mil votos.  A médica cardiologista, filiada ao MDB, integrava a base de apoio do atual prefeito Dr. João (PL), que lançará como seu candidato à sucessão, o deputado estadual Valdecy da Saúde (PL). Além de Letícia, a debandada em Meriti tem sido grande. Ex-membros da administração municipal pularam fora do barco governista para apoiar a candidatura de Vieira, que já conta com o apoio de sete legendas partidárias (Republicanos, MDB, PDT, PSD, PRTB, PMN e Podemos).

FÓRUM REGIONAL - Miguel Pereira foi palco, nesta quarta-feira (10), do II Fórum Regional de Turismo Fluminense. O evento reuniu representantes dos 15 municípios da região e destacou-se por sua programação diversificada, incluindo exposições, atrações culturais e uma série de palestras informativas. O fórum teve como objetivo principal impulsionar o turismo local, apresentando novas oportunidades e estratégias para o desenvolvimento do setor. Durante o evento, o prefeito de Miguel Pereira, André Português, realizou uma palestra com foco no crescimento da cidade e sua emergente proeminência no cenário turístico nacional.

PRESENÇAS - A presença de figuras notáveis como Sérgio Ricardo Almeida, presidente da TurisRio; Wanderson Farias, Assessor Especial da Setur; Pedro Paulo Quinzinho, vice-prefeito da cidade; Alessandro Fonseca da Silva, Secretário Municipal de Turismo; Bhella Santos, Presidente da IGR Vale do Café; e Luis Antônio Lopes, Vice-Presidente da Associação de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro, entre outros, sublinhou a importância do evento para o setor. O fórum também contou com a participação de agentes do setor turístico, representantes municipais, produtores locais e visitantes, todos contribuindo com suas perspectivas e experiências. O evento foi amplamente considerado um sucesso, e muitos agradecimentos foram dirigidos ao governador Cláudio Castro, ao vice-governador Thiago Pampolha, ao secretário de Turismo do Estado Gustavo Tutuca, e a todos os envolvidos na organização do encontro.

QUEM PAGA A CONTA - O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, foi cumprir uma agenda em Brasília, a comitiva contou com a secretária de Obras Vyrna Jacomo; o secretário interino de Defesa Civil, Rafael Simão; e o ex-presidente da Companhia Municipal de Desenvolvimento, Leonardo França. Só com um detalhe temporal: França já não consta mais nos registros da Prefeitura como secretário para estar em uma comitiva do prefeito. Desligado do cargo público na semana passada, França pegou carona na agenda. Agora, quem paga essa conta?

QUEM PAGA A CONTA II - A exoneração foi comunicada pelos 'Exs secretários' pela biografia do Instagram de seus perfis oficiais. No Diário Oficial, a Prefeitura publicou o nome da nova presidente da Companhia, Erica Carine Lelis da Silva, sem portaria e sem alarde. A equipe de reportagem do Correio perguntou ao prefeito Bomtempo detalhes da agenda em Brasília, mas não respondeu ao jornal até o fechamento desta edição. Já o ex-presidente da Comdep, Léo França, enviou uma nota ao Correio, dizendo que "foi convidado pelo PSB para uma reunião com o deputado federal Eduardo Bandeira de Mello, seu amigo pessoal e do mesmo partido. A viagem foi custeada por recursos próprios".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.