Por:

PINGA-FOGO

EM CAMPANHA - O governador Cláudio Castro, agora em abril, já visitou Niterói, Mesquita, Nova Iguaçu, São João do Meriti, Nilópolis, Duque de Caxias, Resende, Barra Mansa, Macaé, Casimiro de Abreu, Araruama, Itaboraí, São Gonçalo e Guapimirim. Foram 14 municípios em uma semana, incluindo ainda uma ida a Brasília. São viagens para inaugurações e programas do estado, mas o ritmo é de campanha.

SETE PREFEITOS - Surpresa nas eleições municipais de Niterói. Há 44 anos cuidando de Niterói pelo Executivo, a arquiteta Dayse Monassa, a pedido do PDT, vai disputar uma vaga na Câmara Municipal nas próximas eleições. Ela se despediu do comando da Secretaria Municipal de Conservação, onde foi a titular durante 11 anos. Na sua trajetória, serviu à cidade durante a gestão de sete prefeitos. Participou da construção do MAC, do terminal rodoviária de Niterói e do túnel Charitas-Cafubá. Iluminou a cidade com luminárias de LED, refez o Campo de São Bento e comandou o plantio de milhares de árvores na cidade.

PRAZO ACABANDO - Faltam apenas 30 dias para o fechamento do Cadastro Eleitoral. Esse é o prazo que os eleitores têm para solicitar qualquer mudança, como alteração de local de votação, troca de domicilio eleitoral ou para apontar a necessidade de votar em uma sessão com acessibilidade. Esse também é o prazo limite para a coleta de biometria. Na capital, cerca de dois milhões de eleitores ainda não efetuaram a coleta. Em todo o estado, são quatro milhões.

LANÇAMENTO - O escritor e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Arnaldo Niskier, lançará, no dia 18 de abril, o seu libro "Fundamentos da história e filosofia da educação". O lançamento será realizado na Sala dos Fundadores da ABL, localizada na Avenida Presidente Wilson, 203, no Rio.

INAUGURAÇÃO - A Rede de Comunicação Integrada (RCI) inaugura, no próximo dia 20 de abril, seu novo Estúdio de Comunicação, em Cabo Frio. Na ocasião, será apresentado o portal de notícias do grupo e o retorno do programa Fala Dirlei, que será transmitido no rádio, TV e em plataformas digitais.

LARANJA DA BAIXADA -  A excelente campanha do Nova Iguaçu Futebol Clube, vice-campeão estadual de 2024, ainda renderá boas notícias para o Laranja Mecânica da Baixada Fluminense. Além do reconhecimento de todas as torcidas, o clube poderá ganhar o título de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A homenagem está em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), através do projeto de lei 2125/2023, apresentado pelo deputado Carlinhos BNH (PP), morador de Nova Iguaçu. "O Nova Iguaçu é motivo de orgulho para toda a Baixada, há 34 anos vem fazendo um trabalho como agente de transformação na vida de jovens e adultos. Tornou-se uma escola de talentos e cidadãos. Essa homenagem é reconhecimento ao excelente trabalho prestado para o esporte e, acima de tudo, para a sociedade de uma forma geral", destaca o deputado Carlinhos BNH, presidente da Comissão de Esporte e Lazer da Alerj.

SALDO POSITIVO - Apesar da derrota na final para o Flamengo, o saldo da competição foi positivo para o time da Baixada Fluminense. Sob o comando de Carlos Vitor, o Nova Iguaçu fez uma campanha histórica. O clube se classificou em segundo lugar geral para as fases decisivas, na semifinal, superou o Vasco e chegou à decisão pela primeira vez desde a sua fundação.

FILIAÇÃO AO PL - O vereador de Volta Redonda, Rodrigo Furtado, anunciou, neste fim de semana, a sua filiação no Partido Liberal (PL), com o aval dos deputados federais, Altineu Côrtes e Alexandre Ramagem, assim como lideranças da sigla no Estado do Rio de Janeiro. Quem assinou a ficha de inscrição de Rodrigo foi o senador Flávio Bolsonaro, em conjunto com o deputado estadual Anderson Moraes, durante encontro na cidade de Barra do Piraí, ao lado do pré-candidato à prefeitura, Cesinha.

AVAL DE BOLSONARO - Rodrigo Furtado disse que sua ida para o PL teve ainda o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro. "Estive com ele mês passado em sua passagem por cidades litorâneas do Rio de Janeiro, juntamente de diversos bolsonaristas, e então tudo ficou sacramentado. Estive também na sua casa em Angra e em seu discurso histórico na Avenida Paulista. Fui bem avaliado e convidado a fazer parte do maior partido do país. Sempre fui um político de direita e minha escolha vai muito ao encontro da ideologia que eu sigo", disse Furtado.

TROCA-TROCA - Cinco secretários do governo de Rubens Bomtempo, em Petrópolis, deixaram os cargos para concorrer a uma vaga nas eleições deste ano. Como a coluna já havia antecipado na última semana, Adriana de Paula deixou a Educação, e Fernando Araújo, a Assistência Social. Os que aguardam a publicação no Diário Oficial são: Léo França, que foi suplente de vereador e estava na Companhia Municipal de Desenvolvimento; Ramon Mello, da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública; e Thiago Damasceno, que deixa a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - O editor da edição nacional do Correio da Manhã, Rudolfo Lago, mediou na tarde de terça-feira debate sobre "Inteligência Artificial nas Eleições", promovido pela empresa Giant e Imagem&Credibilidade no Planetário de Brasília, com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Distrito Federal. Dois painéis discutiram "Regulamentaçaõ da Inteligência Artificial e suas implicações nas eleições" e "Desafios e perspectivas eleitorais em um contexto de fake News/deep fake".

SAÚDE - Apesar da insatisfação com o desempenho de Nísia Trindade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não poderia deixar de lhe dar uma força no Dia Mundial da Saúde. Então, foram entrevistas com balanço das ações do ministério, Lula tomando vacina contra a gripe, e muitas postagens das redes sociais. Nos bastidores, porém, segue forte a ideia de substituir Nísia pelo atual ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, no comando da Saúde. Padilha já foi ministro da Saúde na gestão Dilma Rousseff.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.