Por:

PINGA-FOGO

EDUCAÇÃO É O NOVO BOLSA-FAMÍLIA - A inauguração do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa-Tech) no Rio não foi uma escolha somente para prestigiar o Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes ou se aproximar do governador Claudio Castro. Para além disso, há uma estratégia pensada em focar ao máximo na educação. Nas avaliações que o governo fez nas últimas semanas para mudar suas estratégias e recuperar a credibilidade, houve a ideia de focar na educação como grande marca do terceiro governo. Mais especialmente no ensino médio profissionalizante. Mas também em organismos como o Impa-Tech, que visa criar aperfeiçoamentos, como diz seu slogan, para "criar o profissional do futuro".

FUTURO - Logo depois, no seu perfil no X, Lula postou uma foto, do seu eterno fotógrafo Ricardo Stuckert, em que aparece sorridente ao lado de estudantes na inauguração. "Governar o país é cuidar do futuro", escreve Lula na postagem. Iniciativas voltadas a ajudar o estudante, como o Programa Pé-de-Meia, de auxílio financeiro para estudantes de segundo grau, serão mais e mais reforçados na nova estratégia de comunicação.

APOIO - Nesta quinta-feira (4), o presidente do Partido da Mobilização Nacional (PMN) em Petrópolis, Bruno Borsato, esteve reunido com o pré-candidato a prefeito pelo PP, Hingo Hammes. O encontro selou o acordo para que a sigla apoie a pré-candidatura de Hammes à prefeitura.

REFORÇO DE PESO - Outro nome de peso que chega para ajudar na coordenação da campanha do pré-candidato Hingo Hammes (PP) em Petrópolis é Juvenil dos Santos. Com vasta experiência no Executivo, tendo já assumido secretarias como a de Turismo, vai compor a equipe de Hammes, entre outros nomes como Fábio Júnior e Rosângela Stumpf.

MUDANÇAS NO SECRETARIADO - Sendo a última semana da janela eleitoral, houveram mudanças nos cargos de secretário no interior do RJ. Em Petrópolis, além da secretária de Educação Adriana de Paula, outros devem deixar as cadeiras até o fim desta semana. Em Três Rios, ao menos três secretários deixaram as pastas para concorrer ao legislativo municipal, Douglas Zanardi, José Rodrigues e Carlos Alberto Soares.

SOCIEDADE HIPÓCRITA - A maré não anda nada boa para o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, do PL. Na polêmica inauguração da despoluição da Praia do Anil, no Centro do município, com direito a urubus na areia e esgoto jorrando no mar, Jordão disse que a  "sociedade é hipócrita", ao discursar sobre o problema da violência. "A sociedade que eu vivo e que vocês vivem, e pede segurança, é a mesma que, muitas vezes, financia esses vagabundos. Uma sociedade hipócrita", disse o prefeito para uma multidão que participava da cerimônia.

FALA MANTIDA - A declaração de Fernando Jordão gerou revolta entre os moradores da cidade da Costa Verde, que o criticaram duramente. "O prefeito está dizendo que somos hipócritas. Isso é um absurdo", disse uma moradora, por meio de uma rede social, tomada por comentários da população, contrários ao discurso de Jordão. Em nota, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que "a fala do prefeito Fernando Jordão está no contexto da segurança pública: é um contrassenso que a sociedade exija a redução da criminalidade e, ao mesmo tempo, alimente o tráfico ao comprar drogas e a pirataria ao adquirir produtos contrabandeados ou falsificados, por exemplo". Ou seja, confirmou a opinião dele de que a sociedade é hipócrita.

IPTU E ISS - O município de São João de Meriti ainda não definiu se moradores e comerciantes prejudicados pelas chuvas de janeiro poderão ficar isentos do pagamento de IPTU e do ISS (Imposto sobre Serviço). A medida foi solicitada, através de ofício, ao prefeito Dr. João, pelo deputado estadual Léo Vieira (PL), que participou com o governador Cláudio Castro (PL) da entrega da primeira remessa dos cartões Recomeçar, benefício pago pelo Estado, no valor de R$ 3 mil, à população de baixa renda que foi atingida pelas fortes chuvas que ocorreram no início do ano. Ele pode ser usado para compra de materiais de construção, mobiliário e eletrodomésticos. Em São João de Meriti, a distribuição do Cartão Recomeçar foi realizada na Escola Municipal Professora Graça Grijó, no bairro Vilar dos Teles. Mais de 13 mil moradores da Baixada Fluminense que perderam tudo em suas casas com os temporais do início do ano nos municípios de Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti e Duque de Caxias irão receber o benefício.

SENSIBILIDADE - O deputado Léo Vieira elogiou a sensibilidade do governador em liberar o benefício, destacando que o cartão não resolve todos os problemas que as pessoas tiveram com a chuva, mas tornou-se fundamental para diminuir o impacto do temporal na vida dos meritienses. "O ofício foi entregue no dia 23 de janeiro ao gabinete do prefeito de São João de Meriti, mas ainda não houve qualquer resposta. O cadastro das famílias que estão recebendo o Cartão Recomeçar poderia ser utilizado para garantir a isenção de IPTU e ISS, mesmo que tardiamente. Qualquer ajuda para quem perdeu tudo demonstra sensibilidade e responsabilidade do gestor público com a população", afirma o deputado Léo Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.