Por:

PINGA-FOGO

MATEMÁTICA ELEITORAL - Algumas lideranças partidárias do Rio estão na reta final do fechamento das nominatas de olho em 2026. O objetivo é criar uma musculatura política que se traduza em voto daqui há dois anos, para a eleição da bancada federal. "Não nos importa a eleição dos prefeitos e sim criar a base para eleição dos federais em 2026", afirmou uma das mais experientes raposas da política fluminense e federal.

Tem partido fazendo a conta das lideranças locais. Se o líder tiver potencial de superar a barreira dos 1.000 votos, receberá tapete vermelho e será tratado com pão de ló.

SHALOM - A Câmara dos Vereadores do Rio entrega, nesta quarta-feira (3), a Medalha Pedro Ernesto para a instituição educacional StandWithUs Brasil (SWU) e para Andre Lajst, presidente da ONG, que ensina pessoas de todas idades sobre Israel e a combaterem o antissemitismo. Os requerimentos foram feitos pelos vereadores Pedro Duarte (Novo) e Teresa Bergher (Cidadania), respectivamente. A solenidade acontece a partir das 18h30, no plenário da Casa.

ETERNIZADO - O Padre José Roberto foi eternizado nas ruas de Copacabana, no Rio, através da Lei 8226/2023, de autoria do vereador Márcio Ribeiro, que dá o nome de Largo Monsenhor José Roberto Devellard (1945-2020) ao Largo localizado no cruzamento da rua Joaquim Nabuco, rua Bulhões de Carvalho e rua Conselheiro Lafaiete. José Roberto Devellard nasceu em 30 de janeiro de 1945 e foi ordenado em 14 de setembro de 1973, completando 47 anos de sacerdócio, coincidentemente na mesma data (14/09) que faleceu. Pároco durante 34 anos da Paróquia da Ressurreição, em Copacabana, também fazia um trabalho de catequização na Capela da Anunciação, na comunidade Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul, onde distribuía cestas básicas a famílias carentes.

SUPLENTE DA SUPLENTE - Uma discussão recorrente, mas que não muda, envolve a eleição dos suplentes do Senado. Quando um senador deixa o cargo, entra em seu lugar um suplente da sua chapa que o eleitor quase sempre desconhece. Já houve casos de filhos e de mães de políticos que ganharam assim um cargo no Senado. Ou de financiadores da campanha que ganham um posto que o ex-senador Darcy Ribeiro dizia ser "melhor que o céu", porque para chegar ao Senado não era necessário morrer. Na terça-feira (2), o Senado assistiu a uma dessas situações inusitadas. Assumiu uma cadeira na Câmara alta uma suplente da suplente.

CEARÁ - Nas últimas eleições, elegeu-se senador pelo PT do Ceará o atual ministro da Educação, Camilo Santana. Ele tomou posse e foi para o ministério. Em seu lugar, assumiu Augusta Brito, também do PT. Ela agora saiu para assumir a Secretaria de Articulação Política do governo do Ceará, comandado pelo também petista Elmano de Freitas. Em seu lugar, tomou posse, então, Janaína Farias, também do PT, a suplente da suplente.

ZITO LANÇA PRÉ-CANDIDATURA - O ex-prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito dos Santos, lançou oficialmente na última segunda-feira (01), sua pré-candidatura a prefeito da cidade, pela federação PV, PT e PCdoB, em um grande ato político no bairro Dr. Laureano, seu principal reduto eleitoral. O evento contou com a presença do deputado federal Lindbergh Farias; além dos ex-deputados estaduais André Lazaroni e Dica, principais aliados de Zito no projeto de retomar o comando do município da Baixada Fluminense; o deputado estadual Andrezinho Ceciliano, pré-candidato à prefeitura de Paracambi; entre outras lideranças e correligionários. Zito enfrentará nas urnas o empresário Netinho Reis, presidente municipal do MDB e sobrinho de Washington Reis, atual secretário de Estado de Transportes e ex-prefeito de Caxias. Também colocaram seus nomes na briga pelo Executivo, em outubro, o presidente da Câmara Municipal, vereador Celso do Alba (União Brasil), além do educador e ativista social Wesley Teixeira (PSB).

NOVO - O Partido NOVO já possui oficialmente um nome para disputar a prefeitura de Nova Iguaçu nas eleições municipais, e aposta na força da mulher no cenário político. Iza Dutra, sargento da Polícia Militar e engenheira civil, foi escolhida para a missão, sendo até o momento a única mulher a lançar pré-candidatura majoritária na cidade para as eleições de outubro.

PEDIDO FEDERAL - O deputado federal Pastor Henrique Vieira e o deputado estadual Yuri Moura, enviaram ofícios, em conjunto, à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) solicitando apoio ao município de Petrópolis que foi novamente atingido pela chuva nas últimas semanas. Os parlamentares pedem, além da assistência, a liberação do saque calamidade do FGTS e adiantamento do Bolsa Família. Até agora, a Prefeitura de Petrópolis não conseguiu contabilizar o número real de desabrigados e desalojados. A Defensoria Pública estima que ao menos 500 pessoas estão fora de suas casas, entre moradias que foram diretamente afetadas e aquelas que estão em risco.

ESTATUTO - A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta quarta-feira (3), o projeto de lei que cria o Estatuto das Vítimas de Calamidade Pública. O projeto da deputada estadual Tia Ju, prevê as diretrizes para assistência às vítimas de catástrofes climáticas no estado. A ideia é unificar e se tornar um passo a passo de resposta, benefícios sociais, assistência em saúde e psicossocial. "Os diversos desastres naturais que atingiram o Estado do Rio de Janeiro, sendo a mais recente a provocada por fortes chuvas no município de Petrópolis, deixaram um grande número de vítimas diretas e indiretas, a exemplo de parentes ou assimilados, e as vítimas coletivas, que visem tutelar interesses difusos e coletivos das presentes e futuras gerações", diz a deputada.

FLÁVIO BOLSONARO EM MIGUEL PEREIRA - O senador Flávio Bolsonaro foi recebido pelo prefeito de Miguel Pereira, André Português, e pelo  vice-prefeito Pedro Paulo Quinzinho, na segunda-feira, dia 01,  onde discutiram projetos. Eles visitaram a "Cidade da Saúde", um investimento de mais de R$ 80 milhões. O complexo abriga um hospital de 16 mil m², além de um centro odontológico, centro de reabilitação, uma UPA e um hangar. O Senador também esteve no Hospital Municipal Luiz Gonzaga e aproveitou para ver a aplicação de suas emendas em compras de equipamentos para a saúde.  Eles visitaram ainda a Faculdade de Miguel Pereira, onde o Senador teve papel ativo na autorização do curso de medicina, resultando na criação de 120 vagas O prefeito aproveitou para agradecer o ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador Cláudio Castro "por seus esforços e apoio à nação e ao município".

VAI A BARRA DO PIRAÍ - Flávio Bolsonaro esteve ainda em Barra do Piraí, que fica na mesma região, e participou da inauguração do Espaço da Primeira Infância Maria das Graças dos Santos, ao lado do prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves, e demais autoridades municipais. O local vai abrigar 50 crianças de zero a 2 anos em área totalmente nova, anexada ao Jardim de Infância General Olívio. Flávio Bolsonaro elogiou a iniciativa da prefeitura e anunciou que vai encaminhar mais uma emenda para a Educação, no valor de R$ 1,5 milhão. "O dever do homem público é primar pela qualidade de nossas crianças, e vejo que isto está sendo direcionado aqui no município. É por isso que vamos investir mais essa verba de gabinete em Barra do Piraí", aponta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.