Por:

PINGA-FOGO

SENADO 200 ANOS - O Senado inicia nesta segunda-feira (25) as comemorações dos seus 200 anos. Pela manhã, começa o Seminário Internacional "Democracia e novas tecnologias: os desafios da era digital". O encontro irá até a quarta-feira (27), discutindo os desafios que os avanços tecnológicos impõem ao poder Legislativo. A principal estrela do encontro será o ex-ministro de Universidades do governo da Espanha, o sociólogo Manuel Castells. Haverá ainda uma sessão solene no plenário do Senado.

CONCERTO - À noite, as comemorações continuam com um concerto no Centro de Convenções Ulysses Guimarães da Orquesta Bachiana Jovem do Sesi de São Paulo, regida pelo pianista e maestro João Carlos Martins. Além do maestro e da orquestra, outros artistas participarão do espetáculo "Senado 200 anos: uma jornada histórica rumo ao futuro".

TRAGÉDIA - Em Petrópolis, mais uma vez a chuva provocou uma tragédia, quatro pessoas de uma mesma família morreram por causa de um deslizamento de terra em uma área de risco no bairro Independência. A Defesa Civil municipal registrou mais de 527 deslizamentos, até a noite de domingo (24). Na noite de sábado, o prefeito Rubens Bomtempo fez uma coletiva de imprensa para falar sobre a situação de crise da cidade. Lamentou a morte das famílias, atualizou o estado de saúde da menina Ayla, que foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros do RJ após 16 horas soterrada em um desabamento, e só. Não anunciou ações concretas e nem tranquilizou a população. É cada vez mais difícil para a população acreditar na experiência do gestor para enfrentar crises como essa.

HISTÓRICO - Bomtempo disse que acredita na capacidade de resposta do município para refazer novamente seu processo de reconstrução, processo este, que ainda está em andamento após as tragédias de 2022. E a internet não perdoou, durante a coletiva de imprensa, transmitida nas redes sociais, petropolitanos reclamaram da transmissão que estava com a qualidade bastante ruim e lembraram ao prefeito que "prevenção não é legalizar imóvel em área de risco".

ELEIÇÕES BARRA DO PIRAÍ I - A vereadora Kátia Miki (Solidariedade) deve ter seu nome indicado para a ser a pré-candidata à Prefeitura de Barra do Piraí do grupo de oposição que se uniu para enfrentar o político que terá apoio do prefeito Mário Esteves. Nomes de peso etão juntinhos. Entre eles, o ex-prefeito Maercio de Almeida, que já tinha sido anunciado como pré-candidato, mas desistiu para se juntar à turma, que tem ainda em seus quadros os deputados estaduais Munir Neto (PSD), André Corrêa (PP) e Jari Oliveira (PSB), além do deputado federal, Áureo Ribeiro (Solidariedade). Kátia tem ainda apoio do vereador Pedrinho ADL e do o ex-vereador Cristiano Almeida.

ELEIÇÕES BARRA DO PIRAÍ II - Os outros pré-candidatos à Prefeitura de Barra do Piraí é o delegado Antônio Furtado (União Brasil), Rafael Couto (MDB) e Cezinha do Mercado (PL). Furtado aposta na votação expressiva que teve em Volta Redonda para deputado federal, na eleição de 2008, quando surfou na onda do ex-presidente Jair Bolsonaro. O delegado, no PSL, na época, teve 104.211 mil votos. Somente em Volta Redonda, ele teve mais de 54 mil votos, sendo o mais votados no município. Em Barra Mansa, ele também foi o mais votado com quase mil 23 votos. Já em Barra do Piraí, onde é o atual titular da delegacia, teve meros 4.219.

CANDIDATURA PRÓPRIA - O PT de Seropédica terá candidatura própria à prefeitura da cidade nas eleições de outubro. A missão no município da Baixada foi dada a Sebastião Wagner Berriel, ex-vereador da cidade de Nova Iguaçu, e que também já ocupou o cargo de secretário municipal de Assistência Social. Nas eleições municipais de 2020, Berriel foi candidato a prefeito de Nova Iguaçu, obtendo 4.885 votos. Agora, ele foi incumbido de disputar o Executivo seropedicense, seguindo a premissa do PT na Baixada Fluminense em lançar o maior número de candidaturas a prefeitos e vereadores na região.

PEGOU MAL - O áudio do secretário de Defesa Civil de Magé, José Amaral da Silva, pedindo para que não fossem divulgadas imagens dos pontos de alagamento na cidade, não pegou muito bem. Não apenas para o próprio secretário, mas principalmente para o prefeito da cidade, Renato Cozzolino. Um pedido totalmente descabido, pois já era de conhecimento público a situação do município após o impacto das fortes chuvas. Tentar esconder já é feio. Ainda mais feio (além de incoerente), é tentar esconder o que já era sabido por todos: que a cidade estava debaixo d' água. Impedir a circulação de imagens e informações, prejudica, sobretudo, a população, que sem qualquer tipo de orientação, fica absolutamente perdida em situações de emergência, como a do último fim de semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.