Por:

PINGA-FOGO

CONVERSA A SETE CHAVES - Muito cordial a audiência que o presidente Lula concedeu ao governador do Rio, Cláudio Castro. A conversa começou com uma notícia que agradou o presidente: o teleférico do Alemão retorna no primeiro trimestre de 2025. Foi um pedido de Lula a Castro. No debate técnico sobre a dívida do Rio, o presidente deixou claro que haverá empenho pela busca de uma solução, ressaltando o seu carinho pelo estado.

Após o encontro, Lula teve uma demorada conversa política a sós com o governador Cláudio Castro. Todos saíram da sala, menos o ministro Alexandre Padilha. Por mais que os ouvidos mais curiosos e jornalistas tentando apurar o que foi falado, ficou guardado a sete chaves entre os três.

ATUAÇÃO CONJUNTA - Em Brasília, o governador Cláudio Castro foi recebido pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, também em clima de cordialidade. Participaram da reunião, o secretário de Segurança do Rio, Victor César, e o secretário nacional de Segurança do MJ, Paulo Sarrubbo. Clima de integração entre os poderes no combate à violência.

PROTAGONISTA - Quem também estava em Brasília, em agenda que envolveu personalidades importantes, foi o Procurador-Geral de Justiça do Rio, Luciano Mattos. Esteve na capital federal no momento em que corria a notícia da homologação da delação de Ronnie Lessa. O MPRJ tem um papel importante nesta apuração e na articulação com a PGR. Vem coisa grande por aí… mas não esta semana.

TRANSPARÊNCIA TOTAL - Na segunda, o governador Cláudio Castro e o secretário de Meio Ambiente, Bernardo Rossi, anunciam a implantação de câmeras corporais aos fiscais do Inea e do Batalhão de Meio Ambiente da PM. A ordem é rigor e transparência total na fiscalização e combate aos crimes ambientais.

PERSEGUIÇÃO - A Câmara de Vereadores de Teresópolis tenta mais uma vez emplacar uma Comissão Processante para pedir a cassação do prefeito Vinicius Claussen. Marcaram para a próxima quinta-feira, dia 21, uma sessão para votar o tema. A tentativa já foi considerada como perseguição política depois de uma série de manobras que os parlamentares vêm fazendo para prejudicar os cofres do município. Alegam que há descumprimento da Lei Orçamentária Anual referente ao exercício de 2023 por parte do prefeito, mas os próprios articularam um corte no orçamento de 2024 que pode prejudicar, e muito, setores caros para a população, como saúde e educação.

NOMEAÇÃO - O município de Nilópolis conta com um novo subsecretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda.  Wander Oliveira, popularmente conhecido como W.O, foi nomeado pelo prefeito Abraão David Neto para o cargo na administração municipal. W.O já foi de oposição ao grupo político do atual prefeito, tendo, inclusive, disputado o cargo de vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-vereador Jorge Dedinho, que foi presidente da Câmara Municipal. No entanto, Wander não é o primeiro a pular para o governo e descolar um cargo. Rodrigo Neca, atual secretário de Serviços Públicos, também já fez uma ferrenha oposição ao grupo da família Abraão David. Ele foi vice-prefeito da cidade e é filho de Manuel Rosa, o Neca, ex-prefeito de Nilópolis. Pai e filho, hoje, são ''muy amigos " dos Abraão, e vão caminhar no projeto de reeleição do alcaide. Coisas da política!

TRANSPORTE DE PIRAÍ - O Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, participou de uma reunião nesta quarta-feira, dia 20,  no Detro (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado) , no Rio, ao lado do prefeito de Piraí, Dr. Ricardo Passos, e do Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Daniel Miceli. Eles discutiram as mudanças no sistema de transporte de Piraí e, principalmente, a escassez de horários da linha Cacaria x Seropédica. Falaram ainda sobre o aumento da tarifa da linha intermunicipal Piraí x Volta Redonda e Barra Mansa, operada pela Viação Cidade do Aço. Imediatamente, o Detro solicitou à empresa um estudo para a redução da tarifa, que deverá ser entregue até sexta-feira, dia 22. Dr. Ricardo Passos reiterou seu compromisso em explorar todas as possibilidades para tornar o transporte intermunicipal mais acessível, inclusive subsidiando a passagem.

DIREITA CONSERVADORA - O empresário Bruno Marini anunciou que o 3º  Encontro da Direita Conservadora, em Barra Mansa, já tem data marcada. Será no próximo dia 22, às 19 horas, no Hotel Ano Bom,  que fica no bairro que leva o mesmo nome do hotel. Aliás, Bruno está empolgado com sua pré-candidatura à prefeitura, que tem o apoio da frente formada pelo Novo e pelo PRTB.  Intitulada "Frente Partidária Mudança Inteligente", os dirigentes dos partidos afirmam que focam em temas centrais. Entre eles, inovação e tecnologia, saúde, educação e direitos iguais a todos os cidadãos. "Inevitavelmente haverá uma mudança de poder na cidade, mas a frente não aprova uma mudança que venha representar uma continuidade", afirma José do Carmo Alves, coordenador da frente em Barra Mansa e presidente municipal do PRTB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.