Por:

PINGA-FOGO

PARRUDO - O Solidariedade já está sendo chamado de latifundiário no mundo político fluminense. A legenda, que possui três deputados, está com três secretarias estaduais. O presidente do partido, o deputado federal Áureo Ribeiro, demonstra que tem um dedo bom na escolha dos seus correligionários. Está confirmada a ida do deputado estadual do Solidariedade Felipe Rangel Garcia, mais conhecido como Felipinho Ravis, para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Vai ser colega do seu companheiro de legenda Bernardo Rossi, que comanda o Meio Ambiente. A terceira secretaria é a da Cultura, pilotada com competência por Daniela Ribeiro Barros.

CHIQUINHO NA ALERJ - Com a ida de Felipinho Ravis para o secretariado, onde já está Bernardo Rossi, quem mandou reformar os ternos foi Chiquinho da Mangueira, que volta à Alerj.

EM BUSCA DE SEGURANÇA - O prefeito de Queimados, Glauco Kaizer, esteve, nesta terça-feira (19), com o secretário estadual de Polícia Civil, delegado Marcus Amim, e com o secretário da PM, coronel Luiz Henrique Pires. Acompanhado do deputado estadual Márcio Canella, Glauco pediu, na Civil, celeridade nas investigações para encontrar os responsáveis pelo ataque a tiros a uma casa noturna na cidade, no último fim de semana, que acabou com a morte de uma mulher. Já na PM, o prefeito pediu mais patrulhamento e operações para coibir o avanço da milícia e do tráfico.

AGENDA DO AGRO - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai apresentar na quarta-feira da semana que vem, 20 de março, a sua agenda legislativa para este ano. O evento, marcado para a noite de quarta logo depois das sessões do Congresso, promete reunir a nata da oposição, que hoje fustiga o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um painel após a apresentação da agenda, irá reunir em um debate o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que é do PSD, com parlamentares que têm ligação com o agronegócio, todos eles considerados conservadores: o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); a senadora Tereza Cristina (PP-MS),  ex-ministra da Agricultura, e o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Pedro Lupion (PP-PR).

APROXIMAÇÃO - Incomodado com a queda na popularidade, o presidente Lula traça uma estratégia para se aproximar do agro. Há dentro do governo mesmo quem avalie que a alta dos alimentos pode ser boicote dos agricultores e pecuaristas, mais identificados com a oposição. Lula pensa até em fazer churrascos com empresários do agro para iniciar uma aproximação.

CONSEQUÊNCIAS - Nesta quarta-feira, 20 de março, completam dois anos do segundo temporal que devastou o primeiro distrito de Petrópolis, em 2022. E a cidade ainda enfrenta as consequências das tragédias. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) cobrou do Governo do Estado uma nova vistoria em obras já concluídas, na Rua 24 de Maio, um dos locais de maior risco para os moradores. As obras foram concluídas em menos de 12 meses, tempo recorde e deve garantir o retorno das famílias às moradias que não estão em risco.

DESINTERDIÇÃO - Já à Prefeitura de Petrópolis, o Ministério Público cobrou uma nova vistoria na Rua 24 de Maio para a desinterdição das casas que não se encontram mais em risco. A Prefeitura criou um grupo de trabalho para fazer a reavaliação. Até agora não se sabe quantos imóveis foram interditados pela Defesa Civil municipal. O Correio da Manhã solicitou as informações por meio da Lei de Acesso à Informação, mas a Prefeitura se recusou a responder.

CARTÃO EDUCAÇÃO - A vereadora Titi Brasil pediu ao prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, a apuração sobre possíveis irregularidades no uso do Cartão Educação no município. Ela afirma que recebeu a denúncia em seu gabinete e acrescentou ser de fundamental importância que os recursos destinados à educação sejam utilizados de forma transparente e responsável. "Solicitamos ao Poder Executivo que tomem medidas para garantir a integridade e a eficácia desse importante benefício para nossos estudantes", disse a vereadora, na sessão do último dia 14.

GESTORES DO MÉDIO PARAÍBA - O Encontro de Gestores Municipais da Política de Assistência Social e Direitos Humanos da Região do Médio Paraíba aconteceu nesta segunda-feira, dia 18, em Quatis, e discutiu questões relativas à política de assistência social na região que, além de Quatis, engloba outras dez cidades como Rio das Flores, Valença, Barra do Piraí, Volta Redonda, Piraí, Barra Mansa, Rio Claro, Pinheiral, Porto Real e Resende. O evento contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, como o prefeito de Quatis, Aluísio d'Elias; e o secretário de Assistência Social de Quatis, Hélio Ricardo, além da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social.

PRESENÇAS - Também participaram do evento a subsecretária de Estado de Direitos Humanos, Aline Forasteiro; a representante da Secretaria de Estado da Mulher, Patrícia Teixeira; o Superintendente de Políticas Públicas LGBTI do Estado do Rio, Ernane Pereira; o coordenador do Centro de Cidadania LGBTI das Agulhas Negras, Sandro Pinheiro; além da superintendente de Proteção Social Especial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Letícia Guimarães.

VISITA DE FLÁVIO BOLSONARO - O grupo político do prefeito de Mesquita, Jorge Miranda (PL), se movimenta para lançar o nome de Alex Maroto, secretário executivo do governo, à sucessão municipal. Prova de mais uma importante sinalização do grupo, foi a visita do senador Flávio Bolsonaro (PL) ao gabinete de Miranda, ladeado por Maroto, pelo deputado estadual Renato Miranda, além de secretários da administração. A visita aconteceu na segunda-feira (18). Na oportunidade, o prefeito mostrou ao senador o andamento de obras e projetos na área da saúde, segurança e ordem pública, a exemplo do Centro de Controle Operacional (CCO), situado na entrada da cidade pelo bairro Juscelino, e que em breve será inaugurado. No encontro, Flávio ainda deu boas-vindas ao jovem Maroto, que vai disputar sua primeira eleição com o apoio do atual prefeito do município.

ALIANÇA EM MESQUITA - Ainda na caçulinha da Baixada (Mesquita), o vereador Roberto Emídio, pré-candidato à prefeitura da cidade pelo MDB, já tem um vice cotadíssimo para compor sua chapa nas eleições de outubro. O nome em questão (confirmado à coluna com exclusividade por Emídio), é o do médico e ex-deputado federal Fernando Gonçalves, presente no evento de filiação do vereador, realizado na última segunda-feira (18). A proposta em ter Gonçalves como vice, se remete a um ponto debatido há tempos no município: a tão sonhada reabertura do Hospital Municipal São José, unidade que foi referência em atendimento na região, e que já teve em seu quadro de profissionais médicos, o próprio Fernando Gonçalves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.