Por:

Fortalecimento Federativo: Associação de representantes dos estados ganha forma em Brasília

Reunião aconteceu em Brasília. Na foto, os presentes conferindo a edição Nacional do Correio da Manhã | Foto: Mia Andrade

Representantes dos governos estaduais se reuniram na capital federal para dar os primeiros passos na consolidação da Secretaria Executiva de Articulação Nacional. Em destaque, a deliberação final do estatuto para oficialização do grupo como uma associação.

A secretária de Articulação Nacional de Santa Catarina, ressaltou a importância do intercâmbio de interesses. "O objetivo é que as demandas comuns dos estados sejam tratadas de forma conjunta", pontuou.

"O nosso primeiro passo hoje é formalizar o conselho de representantes, garantindo sua visibilidade e legitimidade política em Brasília, ao lado de outras instituições e órgãos", explicou Eric Coda, assessor especial da Casa Civil de Pernambuco na capital federal.

A busca por convergência entre os estados foi enfatizada como um ponto crucial para o fortalecimento das representações. "Apesar das divergências, nosso foco está nos temas comuns. O primeiro passo é a formalização e organização do conselho, incluindo a designação de cargos-chave. Em seguida, iniciaremos diálogos com órgãos relevantes, como a Caixa Pública Federal e a Associação Brasileira de Relacionamento Institucional e Governamental. Nosso objetivo é posicionar o conselho como representante legítimo dos estados em Brasília, junto ao Congresso e ao Conselho da Federação", acrescentou Coda.

A expectativa é uma maior articulação junto aos órgãos federais e ao Congresso Nacional, visando apoio para projetos de interesse estadual. "No curto prazo, buscamos agilizar a chegada de recursos nos estados, incluindo o Novo Pac", concluiu Vânia.

Correio da Manhã

Representantes dos governos estaduais se reuniram na capital federal, nesta segunda-feira (18), para dar os primeiros passos na consolidação da Secretaria Executiva de Articulação Nacional. Em destaque, a deliberação final do estatuto para oficialização do grupo como uma associação.

Macaque in the trees
Na ocasião, Magnavita apresentou o crescimento do grupo Correio da Manhã aos representantes estaduais | Foto: Fotos Mia Andrade

Na ocasião, o publisher e colunista do jornal Correio da Manhã, Claudio Magnavita, apresentou aos presentes a edição Nacional da publicação. Magnavita destacou a evolução do modelo tradicional de jornais, enfatizando que o jornalismo está passando por transformações e o jornal tem acompanhado as mudanças.

O intuito da edição nacional, segundo Magnavita, é dar espaço para notícias de cada região do país e seus estados, oferecendo um destaque que foge do padrão apresentado em outros veículos. "Nós pretendemos mostrar um Brasil que o Brasil desconhece, e vocês têm um papel nisso", resume. "Por isso, estamos investindo em fortalecer o jornalismo. Nossa edição do Correio da Manhã no Rio de Janeiro tem se tornado leitura obrigatória no estado e conquistado leitores fiéis, inclusive entre deputados, senadores e secretários. Nós temos antecipado informações relevantes, muitas vezes antes da publicação oficial, mas sempre garantindo transparência", explicou.

Macaque in the trees
Reunião aconteceu em Brasília. Na foto, os presentes conferindo a edição Nacional do Correio da Manhã | Foto: Mia Andrade

"Atualmente, Claudio lidera um jornal com uma história de 123 anos, um dos principais veículos de comunicação do país. Há cerca de dois ou três anos, o jornal foi revigorado com sua aquisição. Recentemente, tive o orgulho de ver na capa do jornal a camisa da seleção brasileira, resultado de um concurso promovido há 70 anos", comentou o secretário-executivo do Rio Grande do Sul e representante do estado em Brasília, José Henrique Pires

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.