Por:

PINGA-FOGO

CRESCIMENTO - Análise feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), de janeiro de 2024, mostra que o estado do Rio teve o crescimento mais significativo de todos os estados. O volume de serviços avançou 5,3% em janeiro frente ao mês anterior.

No comparativo interanual, o volume apresentou crescimento de 5%. Com o resultado, o setor acumulou alta de 3,1% nos últimos 12 meses no estado e reverteu grande parte da retração observada no último trimestre de 2023.

Comparado a janeiro de 2023, as variações positivas dos serviços foram observadas em quatro atividades: serviços prestados às famílias (11,4%), serviços de informação e comunicação (10,1%), serviços profissionais, administrativos e complementares (7,9%) e outros (6,4%).

O volume dos serviços de turismo registrou queda de 5,7% em janeiro, embora tenha crescido 4,3% na comparação interanual. O estado acumulou alta de 11,2% nos últimos 12 meses.

JUIZADO DO TORCEDOR - Os desafios do Juizado do Torcedor, a busca pela segurança e pela paz nos estádios, o combate à violência contra a mulher no futebol, o mecanismo de implantação do reconhecimento facial na entrada das partidas. Esses foram alguns dos assuntos debatidos durante a live "Assuntos Legais: Ações do Juizado do Torcedor no Campeonato Carioca", transmitida, na tarde desta segunda-feira (18), pelos canais oficiais no Poder Judiciário fluminense no YouTube e Instagram.

Os convidados foram o coordenador da Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais em Eventos Esportivos, Culturais e Grandes Eventos (Cejesp), desembargador Agostinho Teixeira, e o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes. Durante cerca de uma hora de conversa, os participantes avaliaram o Campeonato Carioca de 2024. Para eles, algumas medidas preventivas contribuíram significativamente para redução da violência nos estádios neste ano.

Os convidados também expressaram suas opiniões sobre a torcida única, medida adotada em alguns estados, como São Paulo e Minas Gerais. Rubens Lopes se declarou contra a iniciativa.

CASTRO DECLARA APOIO A FURLANI - Depois de declarar apoio ao prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, o governador Cláudio Castro anunciou que estará também ao lado do pré-candidato à prefeitura de Barra Mansa, Luiz Furlani, que entrará na disputa com aval do prefeito Rodrigo Drable. "O Furlani é meu candidato em Barra Mansa", disse Castro, durante o lançamento da pré-candidatura do deputado federal, Alexandre Ramagem, a prefeitura do Rio, na quadra da Mocidade Independente de Padre Miguel, na Zona Oeste. O ex-presidente Jair Bolsonaro também estava no evento e reiterou o seu apoio a Luiz Furlani.

CENÁRIO INCERTO - Em Barra do Piraí, o cenário eleitoral é de total incerteza. O prefeito Mário Esteves, que sempre se envolveu em polêmica, ainda não definiu quem apoiará. Por outro lado, o ex-prefeito Maércio de Almeida, que já havia anunciado a sua pré-candidatura, resolveu fazer uma frente ampla de olho na vitória. Conseguiu juntar em apenas um grupo os deputados estaduais Munir Neto, do PSD; Jari de Oliveira, do PSB; e André Corrêa, do PP; além do deputado federal, Áureo Ribeiro, do Solidariedade. Já o PT corre por fora e fará uma reunião no próximo sábado, dia 23, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Barra do Piraí, para falar sobre as eleições.

EXONERAÇÃO - Com a troca de comando na Secretaria de Defesa Civil da prefeitura de Petrópolis, outros cargos de diretoria rodaram junto. Alguns indicados pelo antecessor e um familiar. Clarice Boechat Simão, que ocupava um cargo de assessoria jurídica na Defesa Civil, teve que deixar as funções após seu esposo, Rafael Simão, assumir interinamente a pasta. Simão é secretário titular de Desenvolvimento Econômico, mas já passou por outros cargos na prefeitura como coordenação de Articulação Institucional e secretário de Esporte na gestão de Bomtempo.

CONTRATAÇÃO - E estão contratando, nessa leva também saíram cargos importantes como de meteorologista. O Laboratório Nacional de Computação Científica até andou fazendo o papel de classificados divulgando a vaga de trabalho que está aberta na Defesa Civil de Petrópolis.

TARIFA I - O deputado estadual Carlinhos BNH (PP) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para proibir a cobrança unificada da tarifa de água e de esgoto. O objetivo é que na conta venha discriminado o valor exato de cada serviço. Em muitos municípios, especialmente na Baixada Fluminense, o fornecimento de água é deficiente, e o tratamento de esgoto reduzido ou inexistente, ainda assim os serviços são cobrados sem que o consumidor saiba exatamente o preço de cada um deles. "É direito do consumidor saber o preço exato que está sendo cobrado pela água e pelo esgoto, até para que possa contestar, caso discorde", justifica o deputado Carlinhos BNH.

TARIFA II - De acordo com o PL 3155/2024, as contas de água e esgoto deverão ser dispostas graficamente de forma simples, e de fácil compreensão, informando na mesma fatura de forma correta, clara e precisa os valores correspondentes a cada um dos códigos de leitura ótica, para que o consumidor identifique facilmente cada valor que está sendo cobrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.