Por:

PINGA-FOGO

FICA ATÉ O FIM - A cada dia que passa fica mais forte a decisão do Governador Claudio Castro de ficar até o último dia do seu mandato. Não é apenas pelo problema que enfrentou com o vice Thiago Pampolha para não deixar o governo, mas a vontade de concluir um ciclo de dois mandatos como governador, completado antes mesmo de chegar aos 50 anos de idade. Poucos políticos conseguem este feito, ainda mais com uma vitória de primeiro turno na reeleição. Castro tem uma longa trajetória em sua vida política e a meta maior será eleger o seu sucessor.

SENADOR DOS EVANGÉLICOS - A eleição de 2026 está longe, mas a entrada de Marcelo Crivella, pelo Republicanos, na disputa por uma das vagas de senador embola o meio de campo do PL, que sonha em fazer dois senadores. O cenário mais provável é o senador Flávio Bolsonaro ficar com uma das vagas e a segunda, com o candidato evangélico, que parte com 25% do eleitorado. Voto cativo e certo, que garantiu dois mandatos para Crivella.

AMIGOS DE INFÂNCIA - Quem virou o conselheiro político do prefeito Eduardo Paes é o hoje marqueteiro político Rodrigo Bethlem, que, aliás, está fechando o quadro de campanhas que trabalhará este ano. Quem assiste às conversas quase diárias entre os dois não imagina que um dia estiveram brigados. Bethlem não cansa de elogiar a atual fase de Dudu, para ele nosso alcaide está sensato, maduro, sereno e com muita visão do cenário político.

CAVALO DE TRÓIA - Alguém ligado à oposição a Eduardo Paes deve estar sentado na Secretaria da Fazenda da Prefeitura do Rio. Resolveram sentar sobre os processos de todos os veículos de comunicação que recebem anúncios da cidade. Nenhuma veiculação de 2024 foi liquidada para desespero das agências licitadas pelo município que vivem da comissão das campanhas.

RAPOSA EM AÇÃO - Sabem o evento do União Brasil que trouxe uma revoada de nomes nacionais até o Rio na semana passada? A grande articulação em Brasília para garantir a presença dos grandes nomes é creditada à agenda da velha e felpuda raposa política que voltou a despachar no Guanabara... É sem dúvida um dos nomes mais influentes na capital federal.  

TABU QUEBRADA - A decisão de Anthony Garotinho em disputar uma cadeira na Câmara dos Vereadores do Rio virou assunto nacional. Ela deu um upgrade ao legislativo municipal. Um ex-governador e ex-candidato à presidência concorrer à Câmara do Rio abre um precedente que encanta o mundo político. Quem que foi o tabu foi o ex-prefeito do Rio César Maia, que ocupa há vários mandatos uma cadeira de vereador. Ele foi seguido por Lindbergh Farias, ex-prefeito e ex-senador, e por alguns deputados federais que ficaram na suplência.

COMICHÃO - A decisão de Garotinho de concorrer à Câmara Municipal animou o ex-governador Wilson Witzel, que perdeu os seus direitos políticos por cinco anos em 2021. Uma tese jurídica esdrúxula, daquelas que ele adora, o faz acreditar que pode concorrer sob judice. O plano dele é, porém, reconquistar um novo mandato de governador em 2026, quando a sua penitência estará expirada.

NOVA IGUAÇU EM PAZ - Naufragou o plano de implodir a harmonia em um dos maiores colégios eleitorais da Baixada Fluminense. A candidatura do vereador Dudu Reina, atual presidente da Câmara Municipal da cidade, decolou para valer e será pelo Progressistas, com o aval do Governador Cláudio Castro e do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar. Dr Luizinho, Rogério Lisboa, Carlinhos BNH e Felipinho Ravis estão alinhados na eleição de Dudu. Aliás, alinhadíssimos. Sem trocadilhos, o Dudu da Baixada trouxe paz à política local.

PÁREO E O ALTO ASTRAL - O setor do turismo ganhou um quartel general da Amizade, trata-se do restaurante Páreo, no Jockey Clube, graças a generosidade de Verena e Roberto (Roque) Maciel. Na quinta, dia 14, foi realizada uma festa surpresa para comemorar o aniversário de Nilo Sérgio Félix, subsecretário de Turismo do estado do Rio, com a presença de sua esposa Elza e do filho Nilinho, além de dezenas de amigos, a maioria deles da Cúpula, uma confraria que ganhou ares de maçonaria. O aniversariante ficou realmente surpreso com a homenagem e carinho dos amigos. O Páreo, além do delicioso cardápio assinado pelo chef Marcones Deus, tem um alto astral que conquistou a moçada do turismo e um público fiel.

QUEIMADOS DE KAIZER - O prazo de 06 de abril tem feito a corrida dos alinhamentos partidários. Depois de se filiar ao União Brasil, um dos partidos, o prefeito de Queimados, Glauco Kaizer, reuniu mais de cinco mil pessoas numa pajelança na última sexta-feira (14), na Casa de Godomar, no Centro da cidade. Compareceram lideranças do novo partido do prefeito, como o deputado Marcio Canella, e do antigo, o Solidariedade, como o deputado estadual Giovanni Ratinho. No palco, um telão com a foto de Glauco com o governador Cláudio Castro e o presidente da Assembléia Legislativa e maior liderança estadual do União Brasil, deputado Rodrigo Bacellar, ambos apoiadores da reeleição de Kaizer.

DEVER DE CASA - A gestão financeira da Cedae vem dando bons frutos.  A empresa vem fazendo o dever de casa e o resultado já deve ser percebido no próximo balanço anual. A apuração dos resultados vem sendo tratada a sete chaves e, ao que tudo indica, marcará uma nova fase da companhia.

SINAL AMARELO - Se, por um lado, a divulgação dos depoimentos do inquérito dos atos antidemocráticos traz preocupações para o ex-presidente Jair Bolsonaro, a vida também não anda fácil para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula fará nova reunião com seus ministros nesta segunda-feira (18) para outra vez cobrar mais entregas, mais resultados e uma melhora na comunicação do governo. O atual governo experimenta seguidas quedas de popularidade. Para o cientista político André Cesar, da Hold Assessoria, vários sinais amarelos foram acesos na semana passada.

PETROBRAS, ALIMENTOS, DROGAS... - A crise na Petrobras evidencia um forte racha dentro do governo. A inflação dos alimentos é o ponto central da insatisfação da população com o governo. No Senado, avança a PEC das drogas em linha oposta à que o governo preferia. Em tudo, se evidencia uma profunda divergência entre a linha mais á esquerda que o governo gostaria de imprimir e uma tendência mais conservadora do Congresso que se reflete na sociedade.

EM GUERRA - A Câmara Municipal de Paraty deve votar nesta segunda-feira, dia 18, o requerimento do vereador Marquinho do Mamanguá (DEM) pedindo o afastamento do prefeito Luciano Vidal, do MDB, acusado de não responder os requerimentos dos vereadores. Marquinho fez um dossiê e incluiu dezenas de requerimentos e ofícios feitos pelos vereadores, indagando sobre o uso de verbas da saúde, obras e educação, entre outras, que não teriam sido respondidas pela prefeitura. O prefeito nega tudo e diz que sempre respondeu todos os requerimentos. Vidal foi além e chamou a atitude do vereador de oposição de ato antidemocrático. Ele frisou ainda que todos os gastos, despesas e contratos da prefeitura estão no portal da transparência do município.

ENGAVETADA - Outra polêmica envolvendo a Câmara de Paraty e o prefeito Luciano Vidal é com relação a dois vereadores de oposição que se recusaram a colocar em tramitação o projeto de Reforma Administrativa do município. "O projeto de reforma administrativa foi elaborado ao longo dos últimos três anos, em um esforço conjunto da Procuradoria do Município, Secretaria de Finanças, Planejamento, Administração e Gabinete", afirma o prefeito. "Infelizmente, a proposta foi recusada de forma sumária pela comissão da Câmara controlada pelos dois vereadores, sem nenhuma discussão com a prefeitura, com os servidores e com os demais vereadores", diz Vidal.

PAMPOLHA E REIS - O vice-governador Thiago Pampolha (MDB) e o secretário de Estado de Transportes e presidente estadual do MDB-RJ, Washington Reis, desembarcam na cidade de Mesquita, nesta segunda-feira (18). Eles estarão empossando a nova executiva municipal do partido, que será presidida pelo vereador Roberto Emídio, pré-candidato à prefeitura de Mesquita nas eleições de outubro. O evento acontece à noite, em uma conhecida casa de festas e eventos no bairro Juscelino. Com as bênçãos de Reis e de Pampolha, Emídio, vereador mais votado da cidade nas últimas eleições, decidiu que não abre mão em disputar o cargo Executivo. O parlamentar já foi da base aliada do atual prefeito Jorge Miranda (PL), que poderá lançar como candidato do seu grupo, o secretário executivo do governo, Alex Maroto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.