Por:

PINGA-FOGO

GUEDES NAS CORDAS - O governador do Rio, Cláudio Castro, com uma nova postura ao conversar ao vivo com o repórter Octávio Guedes, sobre a decisão de recorrer ao STF sobre a dívida do estado. Ele contrapôs e apontou memória seletiva do jornalista, ao lembrar que ele foi o porta voz, após a reunião dos governadores, e que estava sendo coerente. Questionado sobre o Ceperj, Castro trouxe a entrevista de volta ao tema principal: "estamos aqui falando de bilhões e você coloca um tema que o próprio TCE acaba de apontar que as inconsistências nos contratos eram inferiores a 10%?". Elegantemente, ele trouxe de volta o tema da entrevista sobre a dívida do Rio, com R$ 198 bilhões. O telefone do governador pipocou de mensagens parabenizando pela sua postura altiva que colocou o incorrigível Guedes nas cordas.

PLANO DIRETOR INTERATIVO - O cidadão do município do Rio de Janeiro poderá interagir com o Plano Diretor da cidade. Pela primeira vez, o site da Câmara vai disponibilizar um mapa onde será possível clicar no bairro e ver as mudanças que foram implementadas pela nova legislação. Segundo o presidente da Comissão do Plano Diretor, vereador Rafael Aloisio Freitas, a vereadora Tânia Bastos já trabalha na construção desse mapa. "E na próxima quinta-feira teremos a sessão que vai analisar os vetos do prefeito ao Plano Diretor", acrescentou Rafael.

NOVO NO RIO - Nomes de peso do partido Novo desembarcam no Rio de Janeiro, no próximo dia 16, para o Encontro Estadual da legenda, que acontecerá no Expo Mag (Cidade Nova). Além de Eduardo Ribeiro (presidente nacional do Novo), já confirmaram presença Felipe D'Ávila (candidato a presidente em 2022) e o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo/RS). O governador Romeu Zema não estará presente, mas o governo estadual de Minas será representado pelo vice-governador, Matheus Simões. O partido está contabilizando pré-candidaturas a prefeituras em 30 cidades fluminenses, e o escolhido na capital é o vereador Pedro Duarte (Novo), também confirmado no evento.

HOMENAGEM - O secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade do Rio, Bernardo Rossi, homenageou, no Dia das Mulheres, funcionárias da pasta e do Inea. Na ocasião, em que ele se apresentou para mais de 300 servidores, entregou rosas a todas as presentes. Rossi lembrou de sua atuação como parlamentar, quando criou a lei que incluiu o HPV no calendário de vacinação do SUS, transformando o Rio no primeiro estado a fornecer essa proteção no Brasil. Além disso, também criou a lei que garantiu acesso à mamografia bilateral, a partir de 2015.

NÚCLEO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS - O deputado estadual Danniel Librelon (REP) e o coordenador do Núcleo de Relações Internacionais do Amazonas (Nuriam), o deputado estadual amazonense João Luiz estiveram, na última semana,  em uma agenda com a reitora da UERJ, a Dra. Gulnar Azevedo e Silva e com vice-reitor, o professor Bruno Deusdará. Na pauta, estava a possibilidade da instalação de um Núcleo de Relações Internacionais na Alerj. Membro do Núcleo, Librelon se comprometeu em trabalhar para implantar o mesmo projeto, assim como já funciona na Assembleia Legislativa do Amazonas, que tem o objetivo realizar a integração com entidades públicas em todas as esferas, além de incluir entidades privadas e acadêmicas.

NOVA AÇÃO CONTRA NÍSIA - Uma nova ação contra a ministra da Saúde, Nísia Trindade, está sendo movida por dez senadores da oposição. Uma representação foi encaminhada na semana passada ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, pedindo a instauração de um procedimento investigativo contra Nísia, na qual os senadores a acusam de ter descartado 150 mil medicamentos que teriam sido comprados para atender aos indígenas da etnia Yanomami. Os senadores baseiam seu pedido com base em reportagem do jornal O Estado de São Paulo, que afirma ter obtido os dados a partir da Lei de Acesso à Informação (LAI). O descarte pode ter sido ainda maior, chegando a 257 mil, com remédios descartados dentro do prazo de validade.

CUSTO ELEVADO - Haveria pelo menos um lote de um medicamento de custo elevado. Teriam sido jogadas fora 1.690 unidades de Paxlovid, um antiviral utilizado no tratamento da covid-19, que custa quase R$ 5 mil a caixa. Também teriam sido descartados testes rápidos de detecção da covid e de HIV.

EMERGÊNCIA - "Diante desta situação, é inaceitável o descarte a tantos medicamentos dentro do prazo de validade, os quais poderiam ser utilizados e salvado a vida de inúmeros indígenas Yanomami que faleceram pela falta de acesso a medicamentos e atendimentos de saúde", destacam os senadores. Em 23 de janeiro do ano passado, foi declarada emergência de saúde pública na área Yanomami.

ALIANÇA - Em Teresópolis, mais um pré-candidato à prefeitura foi confirmado, o médico e empresário Maurilio Schiavo concorrerá nas eleições de outubro pelo MDB. A informação foi confirmada na última semana, em um encontro que reuniu o presidente estadual do partido, Washington Reis, o vice-governador do Rio, Thiago Pampolha, e a presidente estadual do Patriota, Eliane Cunha, onde também foi oficializada a aliança entre o PRD e o MDB na cidade.

INQUÉRITO - A 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) instaurou inquérito civil para acompanhar a execução do projeto de construção do Pavilhão Niemeyer, no Parque Natural Municipal Padre Quinha, em Petrópolis. A obra milionária é criticada por ambientalistas por não atender requisitos que respeitem a fauna e flora do local. O Parque é uma unidade de conservação integral.

REFORÇO NA SEGURANÇA - Políticos de todo o Sul Fluminense vão desembarcar em Volta Redonda na manhã desta terça-feira, dia 12. Motivo: a visita do governador Cláudio Castro que fará a entrega para o prefeito Antonio Francisco Neto, do PP, de 15 viaturas destinadas para o reforço do serviço de segurança no município. A solenidade será, às 10 horas, na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado, e está gerando expectativa por grande parte dos políticos. Castro já demonstrou que tem prestígio na região. Em outubro do ano passado, o governador e o secretariado estadual percorreram nada menos do que seis municípios, inaugurando e anunciando obras e investimentos. Ele recebeu homenagens dos prefeitos na maioria deles e na "Cidade do Aço" chegou a tocar violão e cantar em uma solenidade voltada à Terceira Idade. Resta saber se vai ter cantoria dessa vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.