Por: Cláudio Magnavita

Coluna Magnavita: Institutos do Brasil acompanharam pleito em Portugal

Líder do Chega!, da extrema-direita, André Ventura pode fazer parte do novo governo português | Foto: Instagram/André Ventura

Dois institutos de pesquisa acompanharam de perto as eleições para o parlamento de Portugal, que aconteceram no domingo (10). O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econõmicas (Ipespe), do cientista político Antônio Lavareda fez trekkings (pesquisas diárias, por telefone) acompanhando a evolução do humor do eleitorado português. E o Paraná Pesquisas fez também levantamento no país. Ambos os institutos mostravam a disputa política apertada entre a Aliança Democrática (que reúne partidos de centro-direita) e o Partido Socialista (de centro-esquerda, hoje no poder) pelo primeiro lugar, com o Chega, de direita em terceiro lugar. A situação mostrava que o campo conservador elegeria mais cadeiras no Parlamento.

PARANÁ TAMBÉM NOS EUA 

Depois da experiência em Portugal, a primeira no exterior, o Paraná Pesquisas também planeja aventurar-se nos Estados Unidos. Em novembro, o país elegerá seu novo governo, na disputa entre o democrata Joe Biden, que tenta a reeleição, e o ex-presidente republicano Donald Trump.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.