Por:

PINGA-FOGO

GRANDE MULHER - Neste Dia Mundial da Mulher, a coluna Magnavita destaca uma das mulheres mais poderosas de Brasília: Ilana Trombka, diretora do Senado Federal. Ela tinha 25 anos quando saiu da cidade onde morava, Ijuí, no Rio Grande do Sul, para tentar passar no concurso público para o Senado. Acabou tendo sucesso e, logo no começo, chamou a atenção do então presidente da Casa, Antonio Carlos Magalhães, que resolveu torná-la diretora de Relações Públicas. Houve uma reação. As regras não permitiam que alguém recém-chegado exercesse cargo em comissão. ACM, como era chamado, não teve dúvida: mudou a regra. Foi o início de uma trajetória que impressiona. Quando Renan Calheiros foi presidente do Senado, em 2013, Ilana tornou-se diretora-geral do Senado. No cargo agora, já é a quinta vez em mandatos de diferentes presidentes da Casa que Ilana exerce o posto, com a autoridade de quem rompe espaços em um ambiente predominantemente masculino. Para se ter uma ideia, dos 81 senadores, somente 16 são mulheres.

200 ANOS - No momento, Ilana ocupa-se da extensa programação que vai comemorar os 200 anos do Senado Federal. Entre diversos eventos, o quadrinista Maurício de Souza lançará o "Almanaque da Cidadania". O pianista João Carlos Martins será a principal atração do espetáculo  "Senado 200 anos: uma jornada histórica rumo ao futuro", acompanhado pela Orquestra Bachiana Jovem SESI-SP e de outros artistas convidados. O espetáculo será no dia 25 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Haverá ainda publicações, exposições, uma sessão solene e outros eventos.

ESCOLHAS - Contrariando a atual executiva municipal do PSD em Petrópolis, o diretório, agora, com novo presidente, o vereador Júnior Coruja, deve apoiar o atual prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, à reeleição. Até metade do ano passado, se falava em candidatura própria para as eleições municipais deste ano, e o nome cogitado era o do deputado Hugo Leal, vice-presidente regional do partido. Leal está de saída da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar para disputar as eleições. Ao Correio, sem citar nomes, o deputado disse que o PSD vai apoiar pré-candidato já lançado. Já o Coruja, disse ao Correio que o partido pode apoiar e também lançar o vice.

RETROCESSO - As escolhas do partido nesta semana levantaram a pauta feminina novamente. A retirada da atual presidente do diretório de Petrópolis, Rosangela Stumpf, como mostrou a coluna na edição de quinta-feira (7), foi uma rasteira política. Júnior Coruja anunciou sua chegada à presidência com o cargo ainda ocupado e sem aviso à atual presidente. Ao Correio, Rosangela disse estar aborrecida com a falta de respeito e de diálogo. Disse que isso é resultado da perseguição política que vem sofrendo desde 2023, quando cruzou com Júnior Coruja como presidente da Câmara. E lamentou que neste Dia Internacional da Mulher ela seja citada em uma notícia que é um retrocesso para as mulheres na política municipal.

PRÉ-CANDIDATURA - As movimentações no cenário político da Baixada Fluminense (RJ) seguem a todo vapor. Japeri, cidade hoje administrada pela prefeita Fernanda Ontiveros (PT), que disputará a reeleição, conta com mais um postulante, que terá sua pré-candidatura lançada oficialmente: o empresário  Thiago Dabés, do Partido Novo, popularmente conhecido como 'Zuzu do Açaí', que tem como pré-candidata a vice-prefeita a ex-subsecretária de Assistência Social do município, Karla Gama. O Partido Novo vai disputar a prefeitura de Japeri em chapa puro sangue (sem coligação). O lançamento será em uma casa de festas da cidade, neste domingo (10).

CIÊNCIA E TECNOLOGIA  NA BAIXADA - Nos dias 10 e 11 de abril, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ Campus Seropédica, sediará a etapa livre para a 5° Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Através de mesas, painéis, tour histórico, apresentação de projetos e grupos de trabalho, o evento irá discutir a popularização da ciência, tecnologias sociais, ciências básicas, diversidade e inclusão, entre outros temas. A Conferência Livre é organizada pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRRJ em parceria com a Rede de Educação Popular da Baixada Fluminense que, por meio da ciência e tecnologia, discutirá aspectos para o desenvolvimento social da região.

'BOLSONARO É FURLANI EM BM' - O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, formalizou apoio ao pré-candidato à prefeitura de Barra Mansa, Luiz Furlani, enfatizando que não medirá esforços para eleger seu afilhado, com aval do ex-presidente Jair Bolsonaro. "Em Barra Mansa, o candidato de Bolsonaro é Furlani", declarou Valdemar, em um vídeo gravado ao lado de Furlani, que tem ainda em sua lista de apoio o governador Cláudio Castro e o atual prefeito Rodrigo Drable. Em meados de fevereiro, eles se reuniram para discutir, além de política, investimentos para o município.

CIDADE DO TURISMO - O governador Cláudio Castro sancionou a Lei N° 10.291, que concede o título de Cidade do Turismo de Aventura ao município de Resende, no interior do estado: "Fico muito feliz com mais essa conquista, que foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira. O município está localizado na região turística das Agulhas Negras, no Médio Paraíba, e Resende faz divisa com São Paulo e Minas Gerais", disse o deputado estadual Tande Vieira, lembrando que a região tem um dos mais importantes polos do país para a prática de paraquedismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.