Por:

PINGA-FOGO

PSD REUNIDO NO RIO - O prefeito Eduardo Paes e o deputado Pedro Paulo serão os anfitriões do encontro nacional da bancada federal do PSD. É a terceira reunião trimestral que é realizada nas cidades e estados comandados pelo partido. Já estão confirmados 42 deputados federais, só dois não poderão comparecer. Além do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, estarão presentes os dois governadores: Ratinho Jr, do Paraná, e Fábio Mitidieri, de Sergipe; os ministros Alexandre Silveira, Carlos Fávaro e André de Paula.

Haverá uma agenda social e visitas técnicas, inclusive ao Terminal Gentileza. Importante são as reuniões que ocorrerão à porta fechada no Hotel Fairmont. A pauta inclui palestras sobre inteligência artificial, a cabeça do eleitor nas eleições municipais e uma avaliação do Governo Lula, com uma pesquisa feita nacionalmente.

Eduardo Paes e Pedro Paulo estão cuidando da agenda com o mínimo detalhe.

IMPEACHMENT PARA GUAJAJARA - Um grupo de 15 senadores protocolou, na quarta-feira (6), uma representação junto ao procurador-geral da República, Paulo Gonet,  com pedido para que ele apresente pedido de impeachment da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, por crime de responsabilidade. Pela denúncia, a ministra teria violado o Artigo 50, parágrafo 2º, da Constituição Federal, porque "deixou de prestar informações formalmente requeridas por parlamentar, importando em crime de responsabilidade a recusa, ou o não atendimento, no prazo de trinta dias".

SEM ESCLARECIMENTOS - A ministra não apresentou esclarecimentos em pedidos feitos pelos deputados Luiz Lima (PL-RJ), José Medeiros (PL-MT), Daniela Reinehr (PL-SC), Caroline de Toni (PL-SC) e Rogéria Santos (Republicanos-BA). Também não teriam sido atendidos no prazo requerimentos de informação protocolados pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM) e pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle do Congresso Nacional.

RASTEIRA I - O presidente da Câmara de Petrópolis, vereador Júnior Coruja, anunciou nas redes sociais que está assumindo a presidência do diretório do PSD no município. A notícia pegou todos de surpresa, principalmente a, até então, presidente, Rosângela Stumpf. Coruja está em agenda em Brasília, onde se encontrou com os deputados federais Pedro Paulo e Hugo Leal, que é vice-presidente da executiva estadual do partido.

RASTEIRA II - A relação entre Coruja e Rosângela já vem estremecida há meses. Coruja foi denunciado por uma colega de partido e de bancada na Câmara Municipal, vereadora Gilda Beatriz, por misoginia política. Rosangela aceitou a denúncia e a levou ao diretório estadual. A gota d'água, agora, foi a pressão que Coruja vem colocando para que o partido apoie o atual prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo (PSB) à reeleição.

ENERGIA NUCLEAR E ECONOMIA - Visando reduzir os gastos com aquisição de energia elétrica para a Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) em Resende, no Sul do Estado do Rio, a Indústria Nuclear do Brasil (INB) está programando uma licitação para a instalação de um Parque de Geração de Energia Solar,  que terá capacidade instalada de 5 MW, dentro das instalações da FCN. "Essa é mais uma iniciativa que estamos implementando para redução de gastos na INB. Quando estiver em operação, é esperada uma economia de cerca de 30% em gastos com energia elétrica na fábrica", afirma o presidente da empresa, Adauto Seixas. A empresa vencedora, que irá operar no sistema de autoprodutora, sendo paga e remunerada com a venda de energia para a fábrica, ficará responsável pela instalação dos painéis fotovoltaicos, pela operação do parque gerador e pela manutenção. A expectativa dos dirigentes da estatal é de que a operação inicie ainda no segundo semestre deste ano.

EMERGÊNCIA NA SAÚDE - O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, vai decretar estado de emergência em saúde por conta da dengue. Nesta sexta-feira, dia 08, o prefeito irá conceder uma entrevista coletiva para falar sobre o número de casos da doença no município, que são alarmantes, segundo informou uma fonte da prefeitura. Esteves abordará ainda as medidas que serão tomadas para conscientizar a população quanto ao combate ao mosquito transmissor da dengue.

CASSAÇÃO - Com histórico de cinco mandatos no município de Seropédica, na Baixada Fluminense (RJ), o vereador Huguinho (Patriota) foi cassado na última sexta-feira (1º) em votação extraordinária no plenário da Câmara Municipal. O desfecho foi comandado pelo atual presidente da Casa, vereador Marcos Lomeu de Miranda (Solidariedade). À coluna, Huguinho declarou ser vítima de um golpe, pelo fato de seu rompimento político com o prefeito Professor Lucas (PSC). "Estou sendo alvo de um golpe em Seropédica. Nenhum argumento da comissão processante contra mim procede, e não há valor jurídico nessa cassação. E vou conseguir provar na Justiça esse equívoco da cassação e retomar ao cargo", afirmou Huguinho.

OPOSIÇÃO - Em Seropédica, é grande a possibilidade de Huguinho ser o principal nome da oposição na disputa pela prefeitura da cidade. No entanto, o foco prioritário tem sido a recuperação de seu mandato no Legislativo e a cadeira da presidência da Casa. Ele é acusado pelo atual presidente da Câmara, Marcos Lomeu, de ter praticado infrações político-administrativas, ao ter retornado - por determinação judicial - ao cargo de presidente, e ter "promovido nomeações e exonerações de funcionários, de forma ilegal".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.