Por:

PINGA-FOGO

DATA EXATA - Este ano o EL BRUJO, Rodrigo Abel, pôde comemorar seu aniversário exatamente no dia em que nasceu. Festa sem aproximação de data. Nascido em 29 de fevereiro, o aniversariante bissexto só comemora na data precisa de quatro em quatro anos.

O ano bissexto foi adotado na ditadura de Júlio César, há cerca de 50 anos a.C., na Roma Antiga, para ajustar o ano civil ao ano solar. No entanto, a escolha do dia 29 de fevereiro para ser acrescido a cada quatro anos só passou a vigorar em 1582, com o calendário gregoriano. Para as pessoas nascidas nesta condição, são atribuídos poderes especiais e lucidez rara. Rodrigo Abel tem feito valer o apelido que ganhou na política fluminense. A candidatura de Marcelo Queiroz e algumas no interior passaram pela sua leitura política. Uma curiosidade: o aniversário de Abel só é comemorado na data exata nos anos de eleições municipais.

CONFIANTE - O candidato de oposição à presidência da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda, estava confiante de que sairia vitorioso na eleição que acontece na sexta-feira (1). Lacerda articulou uma chapa para pôr fim ao comando do atual presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, que se eterniza na confederação. Nos últimos 27 anos, Ziulkoski foi presidente por 24 anos - ausentou-se somente entre 2018 e 2021. "A era Ziulkoski acaba agora", disse Julvan, numa entrevista ao jornalista Magno Martins à Rede Nordeste de rádio.

NÃO MANDA - Julvan, que presidiu a Associação Mineira de Municípios, articulou a chapa alternativa a Ziulkoski unindo principalmente prefeitos das regiões Sudeste e Nordeste. Sua candidata a vice é a prefeita da cidade pernambucana de Serra Talhada, Márcia Conrado, que é também presidente da Associação de Municípios de Pernambuco.

CALDEIRÃO POLÍTICO  -  O presidente da Câmara Municipal de Seropédica (RJ), vereador Marcos Lomeu (Solidariedade), marcou para esta sexta-feira (1º), uma sessão extraordinária para tentar cassar o mandato do vereador Huguinho (Patriota), ex-presidente da Casa. As turbulências no Legislativo municipal começaram com o afastamento de Huguinho do comando da Câmara. Em dezembro do ano passado, os nove vereadores que apoiam o prefeito da cidade, Professor Lucas (PSC), instauraram uma comissão processante para julgar o vereador.  O parlamentar é acusado de ter cometido infrações político-administrativas, ao ter retornado - por uma decisão judicial - ao cargo de presidente da Câmara Municipal, e ''ter promovido nomeações e exonerações de funcionários, de maneira ilegal'' durante sua passagem pela presidência.

EX-ALIADOS -  O vereador Huguinho e o prefeito de Seropédica já foram grandes aliados. Mas, de acordo com o parlamentar, a guerra política no município da Baixada começou quando ele, na condição de presidente do poder Legislativo, cobrou do prefeito Lucas o repasse do duodécimo da Câmara. Mediante as cobranças, o tempo teria fechado para o lado de Huguinho, numa casa que possui maioria governista, fazendo o vereador amargar o afastamento da presidência da Casa.

BALANÇO - O Secretário Nacional de Saneamento Básico, Leonardo Picciani, estará em Teresópolis na próxima semana para acompanhar o balanço dos primeiros 60 dias de concessão do serviço de água e esgoto da Águas da Imperatriz. A empresa do Grupo Águas do Brasil assumiu na cidade após vencer a licitação realizada no ano passado. Antes, quem operava na cidade era a Cedae.

AGENDAS - A visita foi a convite do prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, que esteve cumprindo agenda em Brasília nesta semana, na companhia dos vereadores Amós Laurindo, Diego Barbosa e Paulinho Nogueira, base do governo na Câmara.

ELEIÇÃO NO CARDÁPIO - Um almoço, que teve no cardápio a tradicional comida árabe, na casa do prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, do PP, com os deputados federais do PL Sóstenes Cavalcante e Altineu Côrtes, causou uma verdadeira reviravolta na política. A direção municipal do partido voltou para o comando do empresário Antônio Cardoso, afastado, em julho do ano passado, após o também empresário Mauro Campos assumir a presidência do partido. E mais: o vice-prefeito Sebastião Faria, que é Bolsonarista de carteirinha, já está mesmo de malas prontas para o PL. Ele e Neto disputarão a reeleição em outubro, com a chapa PP e PL. Neto trabalha agora também pela reeleição dos 18 vereadores que fazem parte da base aliada.  Mauro Campos já foi para o Novo e anunciou que mantém sua pré-candidatura à Prefeitura de Volta Redonda. "Não vou desistir, sou candidato e levarei minha proposta até o fim", disse Mauro.

UNIÃO E AVANTE EM ANGRA - O pré-candidato à prefeitura de Angra dos Reis, Venissius Barbosa, do União Brasil, conseguiu apoio do Avante. Ele deu a informação ao lado do deputado estadual Jorge Felippe Neto, que esteve no município da Costa Verde. "Com isso, nosso projeto ganha mais um partido com força no cenário político, o Avante", disse o pré-candidato. "Vamos em frente, tem mais novidades chegando. É tempo de União e de boas notícias", completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.